domingo, 4 de setembro de 2011

Setembro


Setembro começou chuvoso e carrancudo. Deve ter sido influenciado pelos sentimentos de todos nós que, de alguma forma, vemos fugir o verão e antecipamos os dias mais curtos, as noites mais longas.
Aproxima-se, a passos largos, o inverno que o Outono tenta, em vão, retardar. Em Bragança, diz a sabedoria popular que, são três meses de inferno e nove meses de inverno. A realidade é que este ano, o vento tem sido uma constante, só que agora,  é desagradável, frio até.  
Costuma dizer-se que ao acabar a Senhora da Serra, acaba o verão. Ainda faltam quatro dias, vamos ver o que será mas, se nos é possível pedir, que sejam dias de sol e calor, afinal, ainda estamos na estação mais quente do ano.
A minha avó contava-me a história das Sete Senhoras Irmãs que se avistavam umas às outras e que falavam todas as manhãs. Eram elas a Senhora da Serra, em Bragança, no alto da Serra da Nogueira, a Senhora da Saúde de Vale de Janeiro, concelho de Vinhais,  a senhora das Neves na Serra de Bornes,  no concelho de Alfândega da Fé, a Senhora da Assunção em Vilas Boas, Vila Flor, a Senhora da Luz em Constantim e a Senhora do Naso no concelho de Miranda do Douro e, por último, a Virgem do Castelo, em Prenha,  província de Salamanca, em Espanha, em frente a Peredo de Bemposta.
Diz a lenda que esta Virgem terá sido encontrada no rio Douro e que foi levada para o país vizinho, onde a colocaram virada para "nuestros hermanos", no entanto, ela acabava sempre, voltada para Portugal. Depois de muita insistência, ganhou a Santa e lá se encontra, virada para as suas irmãs. A minha avó tinha uma fé imensa em cada uma delas e a todas rezava, todos os dias.
As únicas que ela conhecia eram a Senhora da Serra e a Senhora da Saúde. Nunca, enquanto teve saúde, deixou de ir às suas festas e sofria grande desgosto por não poder visitar as outras Irmãs.
As pessoas da minha aldeia deslocavam-se a pé a estes dois santuários marianos. A Senhora da Serra exigia uma caminhada de mais de vinte quilómetros que eram feitos com muita fé e alegria. Rapazes e raparigas, homens e mulheres, percorriam os velhos caminhos de peregrinação, sem um queixume, apenas com uma fé inabalável nos desígnios de Deus.  Era ali, que as raparigas ganhavam o dinheiro, vendendo as cestas, confeccionadas, propositadamente para a ocasião, com que compravam vestidos e sapatos para a festa da Senhora da Saúde.
Este Santuário ficava muito mais perto da minha aldeia. Atravessava-se o rio, subia-se o monte e, em menos de três horas avistava-se a ermida.  Era o culminar do verão pois, antigamente,  a festa realizava-se em meados de setembro, depois da Senhora da Serra. Agora celebra-se no último domingo de agosto por causa dos imigrantes.
Todos os anos, desde que nasci e até ir para o Brasil, fui com a minha mãe à Senhora da Saúde. Não tenho lembrança consciente dessas aventuras mas, ao avistar a pequena capela branca no alto do monte, sinto uma nostalgia que não consigo explicar.
Estes sete santuários atraem, desde há muito tempo, muitos peregrinos. São locais de grande beleza que convidam à contemplação. O facto de estarem todos localizados no alto de montes e serras permite panorâmicas únicas.
Costumo dizer que a Senhora da Serra é a Senhora do vento. Nunca lá fui, fosse de verão ou de inverno, que não sentisse a força de Zéfiro, em todo o seu esplendor. Gosto da solidão que ali se vive, fora do tempo das novenas e das missas, onde o vento é rei e senhor daquele lugar.

Mara

Sem comentários:

Enviar um comentário