segunda-feira, 16 de junho de 2014

Investigadora distinguida com prémio internacional

Chama-se Maria João Ribeiro, tem 27 anos, é natural de Mirandela, estudante de Doutoramento do Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Há três semanas, ficou a saber que foi uma das três distinguidas com o prémio EPHAR YOUNG INVESTIGATOR AWARDS 2014, da Federação das Sociedades Europeias de Farmacologia, concedido ao melhor artigo científico publicado por um jovem investigador europeu na área da farmacologia.
Maria João Ribeiro explica em que consiste a sua investigação publicada na revista Diabetes com o qual participou neste concurso internacional. “A equipa descobriu recentemente que o corpo carotídeo – um quemoreceptor periférico, que faz a deteção de inúmeros estímulos, tais como hipoxia e hipercapnia – também está envolvido na deteção dos níveis de insulina, sendo ativado em resposta aos incrementos na atividade do sistema nervoso simpático, contribuindo para processos de resistência à insulina e hipertensão”.
Este prémio acaba por ser motivador para continuar o trabalho de investigação na diabetes, até porque Maria João Ribeiro está envolvida num projeto com a companhia farmacêutica GlaxoSmithKline. 

Por: Fernando Pires 
Retirado de www.brigantia.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário