sábado, 7 de junho de 2014

'Ansiães na Idade Média' leva localidade até ao reinado de Fernando Magno

Nos dias 6, 7 e 8 de Junho vai decorrer em Carrazeda de Ansiães mais uma edição do “Ansiães na Idade Média”.

Durante estes dias a vila vai recuar até ao reinado de “Fernando Magno”, aos anos de 1055-1060, ainda antes da formação da nacionalidade, altura em que este monarca leonês concedeu a Ansiães a sua primeira carta de foral.

Este documento, considerado como o foral mais antigo atribuído em território nacional, contemplava, além de Ansiães, ainda mais quatro povoações do vale do Douro.

Durante estes dias, a vila de Carrazeda e o Castelo de Ansiães terão a reconquista cristã como pano de fundo, num conjunto de representações onde serão reconstituídos episódios e acontecimentos relativos à história local desse período.
Haverá em permanência pequenas tabernas com comeres e beberes instaladas na Praça do Pelourinho, além de uma “Ceia Histórica” que se realizará no dia 7 de Junho pelas 20.00 horas. A noite deste dia culminará com um grandioso espectáculo de fogo nocturno e uma encenação teatral.

No dia 8 de Junho, pelas 17 horas, o grupo de teatro “Passado Vivo” reconstituirá “O assalto Árabe ao Castelo de Ansiães”. Paralelamente e durante todos os dias deste evento irão decorrer diversas actividades no fundo de vila de Carrazeda de Ansiães, onde se incluem espectáculos musicais, demonstrações de falcoaria, artes circenses, malabarismo e cuspidores de fogo.

Com mais esta iniciativa o Município de Carrazeda de Ansiães pretende promover turisticamente o concelho, no propósito de difundir e divulgar a um cada vez maior número de pessoas o seu rico património histórico e cultural.


Sem comentários:

Enviar um comentário