quinta-feira, 5 de junho de 2014

Miranda do Douro: empresários de Palaçoulo reclamam melhores ligações a Bragança e Espanha

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, ouviu os empresários da aldeia de Palaçoulo (Miranda do Douro), uma das mais industrializadas da região transmontana, reclamarem melhores ligação viárias a Bragança e à vizinha Espanha.
"Esperamos que o senhor ministro tenha entendido que uma das maiores necessidades para os empresários de Palaçoulo passa por melhores ligações à capital de distrito [Bragança] e à vizinha Espanha, principalmente por Zamora em direção à Europa, para onde exportamos 40% da nossa produção", explicou o empresário do ramo das cutelarias Domingos Martins.
O empresário acrescentou que a sua empresa exporta para quase todos os países europeus e daí a necessidade de uma ligação a Zamora, região de onde passaram alguma autoestradas e vias com destino a território europeu.
Miguel Poiares Maduro disse que um das razões que o levaram a incluir Palaçoulo no roteiro pelos territórios de baixa densidade foi o facto de a aldeia estar localizada no espaço mais interior de Portugal e de ser "um exemplo para o país de como pode ter-se competitividade económica nestas mais remotas do país".
"É partindo daquilo que são atividades tradicionais nesta zona como as cutelarias, tanoarias ou a transformação de produtos locais, aos quais se junta a capacidade de inovação, que se poderá gerar competitividade que pode fazer com que a nossa economia se diferencie no mundo global", acrescentou o governante.
Segundo o ministro, é apostando e inovando em áreas tradicionais e ao mesmo tempo acrescentando-lhe valor que se pode gerar competitividade económica.
Quanto à melhoria dos acessos a Espanha, o ministro diz ter sido informado de que tem havido conversações nesse sentido.

"Nós temos que pensar o nosso território, nomeadamente a região transfronteiriça, como sendo a zona litoral da Espanha. É neste sentido que temos que pensar na competitividade deste território", enfatizou.

Retirado de www.rba.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário