sábado, 28 de junho de 2014

Festival Sete Sóis Sete Luas em Alfândega da Fé: iniciativas acontecem a 27 de junho e 26 de julho

Concertos, uma conferência dedicada à temática dos judeus e degustação de produtos do mediterrâneo marcam o regresso do Festival Sete Sóis Sete Luas a Alfândega da Fé.

As iniciativas acontecem a 27 de junho e 26 de julho e continuam a afirmar-se como um meio privilegiado de intercâmbio e divulgação da cultura, dos artistas e características dos países participantes. A ideia passa por continuar a manter o foco na promoção do diálogo intercultural, potenciando o conhecimento e o contacto entre localidades e países que promovem o festival. Trata-se de um evento internacional que convida à reflexão, à troca de experiências e à cooperação entre diferentes culturas.
Vai ser assim também na edição deste ano em Alfândega da Fé. O arranque do Sete Sóis, no concelho, faz-se com a realização do Seminário “Os Judeus em Trás-os-Montes”, a 27 de junho, às 14.00h, na Biblioteca Municipal. O tema já foi abordado na edição anterior, com a tónica a centrar-se nos Contributos para a Criação de uma Rota dos Judeus em Trás-os-Montes. Este ano, a análise vai abordar as marcas e contributos deixados pelos judeus na região e conta com uma conferência proferida por Sami SadaK.
O professor da Universidade Aix-en-Provence e Codiretor do BabelMed de Marselha vai abordar o tema “ Judeus Espanhóis e Marranos em Portugal.”.
O Seminário conta também com a participação Antero Neto, que vai apresentar o livro "Marcas Arquitetónicas Judaicas e Vítimas da Inquisição no Concelho de Mogadouro" e António Júlio Andrade que falará sobre" Jacob (Francisco) Rodrigues Pereira - Cidadão do Mundo, Serfadita e Transmontano". O Seminário termina com uma degustação de produtos mediterrânicos.
Nesse mesmo dia, mas à noite e em estreia nacional, os Mazagão.7Luas.Orkestra sobem ao palco instalado no Largo de S. Sebastião. Trata-se de uma nova criação artística original do  Festival Sete Sóis Sete Luas, nascida do trabalho conjunto de seis prestigiados músicos: José Barros (diretor musical, guitarra, bandolim e cavaquinho) e João Frade (acordeão) de Portugal, Soukaina Fahsi (voz) de El Jadida, Marrocos, Gustavo Roriz (baixo) do Brasil, Rosa Borges (voz) de Cabo Verde e David León (percussões) de Ceuta, Espanha, encontram-se partilhando as suas próprias tradições culturais e temas musicais e criando novas peças que demonstram a possibilidade de compreensão e cooperação entre diferentes culturas. A história desta orquestra é a história da cidade de El Jadida/antiga Mazagão e simboliza a viagem dos seus habitantes que cruzaram três continentes: África, Europa e América do Sul.
O Festival regressa a 26 de julho com a atuação AKIM EL SIKAMEYA da Argélia
 Recorde-se que o Festival Sete Sóis Sete Luas acontece em Alfândega da Fé desde 2010, altura em que o município aderiu à rede Cultural Sete Sóis Sete Luas. Este ano o festival decorre em 33 cidades da Europa, África e América do Sul. Em Portugal 7 localidades acolhem as iniciativas do Sete Sóis. Alfândega da Fé é o único concelho do norte do país onde se realiza este Festival internacional.


Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário