quarta-feira, 25 de junho de 2014

Música tradicional reabre antiga escola de Caravela

A antiga escola primária de Caravela, no concelho de Bragança, encerrou com a reorganização da rede escolar, mas agora volta a receber alunos.
São crianças e adultos que estão a aprender instrumentos tradicionais na recém- criada Escola de Música Tradicional da Lombada.
Este projecto, pioneiro no meio rural, é da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, que deu assim uma nova utilidade a um edifício encerrado há já alguns anos e recuperou uma tradição que se estava a perder na Lombada.
As aulas de música decorrem às sextas e sábados à noite e contam com cerca de 30 alunos, um número que superou a própria organização.
Depois do ensaio individual, o som da gaita-de-foles, dos bombos e das caixas faz-se ouvir até nas imediações da antiga escola primária de Caravela. Lá dentro, o antigo quadro de lousa é preenchido com notas musicais, que orientam os alunos, dos oito aos 62 anos.
A escola foi limpa e não deixa de cumprir a sua função, apenas mudam os intervenientes. “Deixamos de ter um professor primário passamos a ter um professor de música, e agora às crianças juntam-se adultos”, realça o presidente da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, Altino Pires, também ele aluno de gaita-de-foles.
Para o professor de Música, Bruno Aliste, a maior dificuldade é mesmo ensinar tantos alunos ao mesmo tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário