terça-feira, 3 de junho de 2014

Câmara de Bragança insiste na construção do IP2

A Câmara de Bragança insiste na construção do IP2 até à Puebla de Sanábria, na vizinha Espanha. Para o autarca da capital de distrito esta via é fundamental para o desenvolvimento económico não só da região, mas também do País. Hernâni Dias diz mesmo que em termos de transporte de mercadorias para a Europa, a construção desta via rápida permitira poupar tempo e dinheiro. “Qualquer transportador que viesse, por exemplo, do Porto ou do porto de Leixões, para os portos espanhóis que é para onde vai praticamente toda a mercadoria pouparia por viagem 70 quilómetros, o que significa que é uma poupança significativa, quer sob o ponto de vista financeiro, quer sob o ponto de vista ambiental”, defende o edil. O autarca de Bragança quer que esta obra seja feita com fundos do próximo quadro comunitário, caso contrário confessa que dificilmente este projecto vai ser concretizado. “Se o Governo não tem disponibilidade neste momento quando podemos ir buscar fundos comunitários e gastar apenas 15 por cento do valor do investimento global, como se poderá pensar que dentro de uns anos vamos gastar 100 por cento para construir a obra?”, questiona Hernâni Dias.
Apesar de o primeiro-ministro ter reafirmado em Bragança que Bruxelas não considera estes investimentos prioritários, Hernâni Dias tem esperança que as ligações rodoviárias que ainda faltam no distrito de Bragança possam ser construídas com fundos comunitários.
Recordo que a construção do IP2 de Bragança até à Puebla de Sanábria representa um investimento na ordem dos 60 milhões de euros.

Escrito por Brigantia

Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário