segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

MARIA DE JESUS CEPEDA - Tudo começou numa entrevista para a RBA

A boina mirandesa na cabeça, o sorriso no rosto, o ar de boa disposição aliado a um olhar perspicaz, perscrutador e inteligente, dono, como mais tarde confirmei, de uma vontade férrea, eis um breve retrato de Amadeu Ferreira. Mas o que ecoa nos ouvidos e no coração é a sua gargalhada, o seu riso…
Quando o conheci, chamou-me a atenção a sua simplicidade. Depois de ter lido o seu impressionante currículo esperava ver entrar um senhor aperaltado, de fato, algo sisudo, sem ser antipático. O que vi foi uma pessoa descontraída, vestida de forma informal e extremamente observadora. Nunca pensei estar a ver um futuro grande amigo, por quem nutro, para além de sólida amizade, uma admiração sem limites.
Fala com tanta paixão da sua língua mirandesa que me fez ter vontade de a aprender e até encetei uma tímida tentativa de o fazer. Leio e entendo quase tudo mas não escrevo nem falo o que me deixa alguma frustração.
Tendo comprado o Tempo de Fogo e o La Bouba de la Tenerie,viro-me para o Amadeu e, como quem adivinha a pergunta, diz-me:
- Lê primeiro a versão mirandesa.
Tinha dúvidas sobre a minha capacidade para empreender essa jornada…Li, de uma assentada, La Bouba de la Tenerie.
Mas, de todos os momentos, o que mais me tocou o coração e a alma foi o facto de ele ter percorrido mil quilómetros para estar connosco quando lançámos o blogue Nordeste com Carinho no Museu Abade de Baçal em Bragança. Não precisava de o ter feito. A maioria dos entrevistados não se deu a esse trabalho.
Quando o vi assomar à entrada da sala onde procederíamos ao lançamento, a minha reacção foi dar-lhe um abraço apertado. Foi nesse momento, talvez, que se efectivou na minha mente o tipo de homem que ele é: um amigo único e insubstituível.
Mas o melhor… foi vê-lo na minha cozinha a lavar-me a louça do jantar, juntamente com a Teresa, enquanto o Marcolino e o Ernesto se mantinham na saleta atentos às nossas movimentações.
Como sempre, sereno e atento, nunca descura os outros. Está sempre com mil projectos a orbitarem-lhe a mente. Como, às vezes, lhe digo, os seus dias devem ter mais horas que os nossos. Tem uma capacidade inesgotável de trabalho.
E tudo começou com a entrevista que nos concedeu para o programa Nordeste com Carinho, levado a antena pela Rádio Bragançana, RBA…


Publicado por Teresa Martins Marques – O Fio das Lembranças. Uma Biografia de Amadeu Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário