terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Aldeia pedagógica de Portela reconhecida pelo MIES

A aldeia pedagógica de Portela, no concelho de Bragança, foi reconhecida pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES). Um projecto de investigação, que tem como objetivo distinguir iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social. 

João Cameira, o presidente da Azimute, Associação de desportos de aventura, juventude e ambiente, responsável pelo projecto da aldeia pedagógica da Portela, sublinha que este é um reconhecimento da importância do trabalho que tem vindo a ser feito. Considerando que foram referenciadas 4205 iniciativas em Portugal e que foram estudadas profundamente 444, em que houve deslocações ao terreno e a resposta a vários inquéritos, o facto de a aldeia pedagógica fazer parte dos 134 projectos selecionados, é mais um reconhecimento da validade e da pertinência da implementação deste projecto em espaços despovoados e em territórios com baixa densidade populacional”, salienta João Cameira. Um reconhecimento que poderá contribuir para a sustentabilidade do projecto e a angariação de mais apoios. “É mais um selo de qualidade deste projecto que, na fase de conseguir angariar alguns fundos comunitários ou eventualmente algum mecenato que nos permita continuar, será sempre uma mais-valia”, sublinha. A aldeia pedagógica de Portela é um projecto que teve início em 2010. O objectivo da aldeia pedagógica é fazer com que os já poucos habitantes de Portela se transformem em “mestres do meio rural”. Recebem a visita de crianças e idosos institucionalizados ou famílias e mostram a horta, a capoeira, a forja, ensinam a fazer pão, compotas e licores, a recolher cogumelos silvestres e ervas aromáticas e partilham histórias e saberes ancestrais. “Acabam por transportar alguns conhecimentos a quem os visita, promovendo a intergeracionalidade e um envelhecimento activo”, considera João Cameira. Este é o terceiro prémio que distingue o trabalho desenvolvido na aldeia pedagógica de Portela.

Escrito por Brigantia.

Retirado de www.brigantia.pt

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