quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Castelo de Bragança é o tema da primeira exposição de fotografia de Rui Paulo

O castelo de Bragança é o tema da primeira exposição do fotógrafo brigantino Rui Paulo Pereira. O técnico de emissores de Radiodifusão desde sempre se interessou pela fotografia e há cerca de cinco anos que dedica mais do seu tempo a esta arte, acompanhado de uma câmara fotográfica profissional.
A profissão de Rui Paulo exige que percorra cerca de 10 mil quilómetros por mês, o que faz com que aproveite cada cenário para captar mais uma imagem. O fotógrafo admite que não sai de casa sem a máquina fotográfica. “A máquina e o tripé são indispensáveis. Já me aconteceu chegar a Mirandela e voltar a buscar a máquina porque me tinha esquecido. Ao andar por estas serras tão bonitas do nosso país, porque não fotografar zonas que são desconhecidas da maior parte das pessoas e mostrá-las e partilhá-las?”, questiona o fotógrafo. Rui Paulo afirma que cada fotografia é única e gosta do desafio de tentar fazer melhor. A paixão por esta arte não tem horário. Faça chuva ou faça sol o fotógrafo parte á descoberta de novas imagens, sobretudo na natureza, mesmo que isso implique levantar-se de madrugada. “Gosto sobretudo da natureza. Gosto de fotografar veados na brama e fora da brama, mas na brama é mais interessante. Consegui uma foto do lobo ibérico, que é uma foto muito rara. Foi uma foto daquelas… Ás cinco e meia da manhã, a chover torrencialmente, fui para o monte no meu abrigo e, por sorte, apareceu o lobo e consegui fotografá-lo”, conta Rui Paulo pereira. Além da natureza, o castelo de Bragança, o tema desta exposição, é outras das paixões do fotógrafo. “O castelo de Bragança é especial porque, para mim, é o castelo mais bonito do país. Eu conheço a maior parte dos castelos e para mim não há castelo mais bonito. Está muito bem conservado, está num ambiente em que se conseguem fotografias com os montes por trás, escondendo a civilização. Depois da minha mulher, a segunda coisa que eu vejo quando acordo é o castelo de Bragança”, confessa o fotógrafo. Rui Paulo começou como fotógrafo amador, agora dá formação na área da fotografia. A divulgação das fotografias foi feita sobretudo através da rede social Facebook, agora Rui Paulo tem também um site com as imagens catalogadas. A exposição “Castelo de Bragança” está patente até ao dia 3 de Março no Instituto Português do Desporto e Juventude, em Bragança.

Escrito por Brigantia.

Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário