domingo, 8 de fevereiro de 2015

ANTÓNIO MOURÃO- O COLEGA DO SEMINÁRIO - Da Manhã Submersa… à Tarde Radiosa

Virgílio Ferreira andou no seminário do Fundão. Em livro autobiográfico, chamou a essa etapa da sua vida: Manhã Submersa.
Passados cerca de 30 anos, eu, e mais umas dezenas de jovens, iniciámos em Vinhais, etapa semelhante. Tão parecida, e houvera talento, também a apelidaria de «manhã submersa».
Entre esse grupo, estava também o Amadeu Ferreira natural das terras de Miranda. E se me lembro do grupo de Miranda! Tendo como exemplo o Padre Mourinho, acérrimo defensor dos valores, tradições, cultura e língua mirandesas, trouxeram e incutiram nos restantes, o conhecimento e respeito, de valores que eles tão bem preservavam e divulgavam. Assim, aprendi algumas palavras em mirandês.
Num austero seminário, pouco dado a danças, e outros mundanismos, vi ao vivo, colegas cantarem e dançarem os temas dos Pauliteiros de Miranda! Não estavam vestidos a rigor, claro, mas empunhavam os característicos paus. Prova do empenho, em divulgar o que a Miranda e suas gentes tanto dizia!
Mas pelos vistos o que eu vi foi apenas o início. O início duma vida dedicada à cultura e divulgação do seu mirandês. Com o seu auge, na consagração do mirandês, como segunda língua oficial de Portugal. Fui acompanhando esse esforço contínuo de homem de cultura. Por isso, as nossas vidas começaram com uma «manhã submersa», e aqui duvido, que o Amadeu Ferreira apelide a dele assim... já que a vida do Amadeu tornou-se, fez-se radiosa, iluminada como um sol brilhante. E aqui estou a agradecer o privilégio de o ter tido como companheiro de carteira e a reconhecer a capacidade do Amadeu como homem da ciência e da cultura!

Publicado por Teresa Martins Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário