terça-feira, 3 de março de 2015

MARIA DOS ANJOS CAPOTE - COLEGA NO CONSELHO DIRECTIVO DA CMVM

AMADEU FERREIRA SURPREENDENTE!


Ao aceitar o desafio de escrever sobre Amadeu Ferreira, revi mentalmente o que tem sido o nosso dia-a-dia nos últimos anos.
Sim, de facto o que dizer de alguém com a qual iniciamos uma relação profissional, que fomos conhecendo e descobrindo as suas qualidades intelectuais e humanas e aprofundando uma amizade sólida. Alguém que integra o nosso quotidiano… Nestes últimos oito anos encontro-me com o Amadeu quase todos os dias…
O Amadeu Ferreira é uma pessoa de quem é fácil gostar. Mas quando reflicto sobre ele, e se tivesse que resumir numa palavra a sua personalidade, diria que se trata de um ser surpreendente. Na verdade, ainda que me arrogue de conhecer bem o Amadeu, ele não deixa de me surpreender!
Estamos em meados de 2005, havia que reconduzir o Conselho Directivo da Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), recebi os curricula dos respectivos membros e entre eles o currículo do Dr. Amadeu José Ferreira. Li-o com surpresa! Aliás, a sua leitura só pode surpreender o leitor desprevenido. Não se trata de algo pré-formatado com uma descrição mais ou menos incipiente de um conjunto de actividades. Não! Trata-se de um curriculum vitae – de um currículo de vida!
Avançando o ano de 2005, prestes a integrar o Conselho Directivo da CMVM, recebo um telefonema do Dr. Amadeu Ferreira dando-me (tão só e daí a surpresa…) as boas-vindas e disponibilizando-se para me «acolher» no que seria em breve o meu local de trabalho. Fiquei surpreendida! Que amabilidade… Eu nem o conheço pessoalmente…!
Depois veio a apresentação pessoal e, para surpresa minha, havia um sorriso franco de alguém que genuinamente e tão só acolhe quem chega de novo à instituição que considera como sua casa.
E as surpresas sucedem-se!
Os desafios de índole profissional que se colocam a quem trabalha numa instituição que assume a missão de «regulador dos mercados» (os tão falados mercados…) são enormes e é sempre com surpresa que vejo o Amadeu a dar «um murro na mesa» e, logo a seguir sorrir…assumir com emoção as contendas para, logo a seguir, as relativizar…
Mais tarde, veio o conhecimento pessoal mais próximo, as relações familiares, o conhecimento dos que lhe são queridos. E as lições de vida sucedem-se. Surpreendentemente conhecemos as suas paixões (para além da CMVM): a sua terra natal, o mirandês…
Ao longo destes anos, as oportunidades de conversa aconteceram, pelas mais diversas razões e emoções... O conhecimento e a sensibilidade do Amadeu sempre surpreendem!
Com surpresa concluímos que temos amigos em comum…que partilhamos preocupações e esperanças.
Por fim, um teste:
Experimentem apresentar o Amadeu a amigos vossos…e verão a surpresa que vos espera!

Publicado por Teresa Martins Marques - O Fio das Lembranças. Uma Biografia de Amadeu Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário