segunda-feira, 6 de maio de 2013

Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja reuniu em Miranda do Douro

Reuniu no dia 30 de Abril, em Miranda do Douro, a Comissão Diocesana de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja. Esta Comissão é constituída por um secretariado permanente e por um elemento de cada Município.



Desta reunião resultaram algumas linhas orientadoras para o funcionamento desta instituição como a criação de uma página da internet com informações úteis, regulamento da Comissão, legislação relativa ao património cultural, legislação particular, informação de empresas e técnicos habilitados a intervir no património, protocolos, toda a documentação em ordem a licenciamento de obras, inventário, espaço para sugestões, etc.

Foi também defendido que a Comissão Diocesana de Arte Sacra deve dispor de todo o inventário do património móvel já elaborado, devendo providenciar todos os trâmites necessário para concluir o mesmo, uma vez que este inventário ainda não está feito ou totalmente concluído nalguns Municípios.

Foi ainda abordada a necessidade da criação de um Centro de Restauro e Conservação Diocesano sob a tutela da Comissão, nas áreas da escultura e pintura.

Para esse efeito serão elaborados protocolos com todos os Municípios a fim de salvaguardar e proteger futuras intervenções no vastíssimo património cultural da Diocese.

Foi ainda sugerido a elaboração de protocolos com a Direção Regional da Cultura do Norte, Universidade Católica (Escola das Artes) e outras Universidades. A próxima reunião da Comissão ficou agendada para a Alfândega da Fé, no dia 3 de Julho.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário