sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

A história de Bragança em fotografias

» Museu Abade de Baçal pede a colaboração da comunidade para reunir as imagens
O Museu Abade de Baçal (MAB), em Bragança, está a recolher fotografias que retratem a história da cidade, uma iniciativa para assinalar os 550 anos de elevação de Bragança a cidade.
Para tal, a direcção do museu pede a colaboração dos cidadãos. “Consideramos que era importante reunir uma memória fotográfica da cidade e, por isso, lançámos este desafio, pois muitas vezes as pessoas nos seus álbuns de fotografias têm imagens que são essenciais para a história desta cidade, quer ao nível do quotidiano ou dos monumentos”, explica a directora do MAB, Ana Maria Afonso.
As fotografias recolhidas vão integrar o acervo do museu. Além disso, está já a ser pensada uma candidatura que permita a consulta na Internet. “Mais tarde pretendemos criar uma fotografia de objectos digitais para as pessoas poderem consultar e usar essas memórias. Este é o início de um projecto que depois podemos candidatar para criar uma memória virtual que possa ser consultada on-line”, adianta a responsável.
Mais tarde, o objectivo é alargar o projecto a outras localidades. “Vai ser um projecto contínuo. Pretendemos alargar a outros temas e espaços geográficos. Queremos criar uma memória mais alargada de uma região ao nível do suporte de fotografia”, revela Ana Maria Afonso.
As fotografias podem ser entregues no museu para ser digitalizadas ou enviadas por e-mail, através do endereço mabadebacal@culturanorte.pt.

Destaque
As fotografias recolhidas vão integrar o acervo do Museu Abade de Baçal.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário