quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Miranda do Douro: Câmara certifica Bola Doce e Tabafeia como produtos genuínos da região

A Câmara de Miranda do Douro, em parceria com a Associação Sabores de Miranda, iniciaram o processo de certificação da Bola Doce mirandesa e da Tabafeia, dois dos "mais genuínos" produtos gastronómicos das Terras de Miranda.   
"Iniciámos o processo de registo do nome dos produtos e depois vamos avançar para o processo de certificação da Tabafeia e da Bola Doce mirandesa, para que sejam considerados produtos genuínos desta região", explicou a vereadora da cultura da autarquia de Miranda do Douro, Anabela Torrão.
Tabafeia é uma espécie de alheira que apenas é produzida na região de Miranda do Douro, enquanto a bola doce mirandesa é "o ex-líbris" da doçaria local e muito apreciada um pouco por todo o lado.
"Vamos registar o nome da Bola Doce já que o produto está a ter um grande impacto na doçaria nacional sendo um verdadeiro embaixador da gastronomia mirandesa, dentro e fora de portas", acrescentou.
A Bola Doce Mirandesa está tradicionalmente associada à Páscoa.
Não é um bolo muito doce, "mas é envolvente", sobressaindo o sabor "intenso" da canela.
Contrariamente à maioria dos folares de Páscoa, tão típicos um pouco por todo o país, a bola mirandesa "é um doce húmido".
A massa, igual à do pão, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas.
O seu aspeto" tosco" esconde uma massa "fofa e húmida", graças ao recheio de açúcar e canela.
As duas entidades promovem em conjunto, no próximo fim de semana, um concurso que visa "a promoção e valorização" dos dois produtos gastronómicos e que terá lugar no discurso do festival de Sabores Mirandeses que de amanhã até domingo decorre em Miranda do Douro.
Estas e outras iguarias gastronómicas provenientes da raça autóctones com Denominação de Origem protegida como a vitela mirandesa ou cordeiro mirandês poderão ser degustados ao longo de todo o fim de semana, no decurso do Festival de Sabores Mirandesas.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário