terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Miranda do Douro: Professor quer Cristiano Ronaldo para “padrinho “ da língua mirandesa

Um professor e escritor de língua mirandesa defende que nomes mediáticos como Cristiano Ronaldo deveriam "apadrinhar" a língua mirandesa e que o internacional português tem aqui uma oportunidade de se tornar mais próximo "do povo ".   
"Esta oportunidade que é dada ao Cristiano Ronaldo tornava a imagem do futebolista mais ligada ao povo português e associava-se a língua mirandesa a uma figura mediática de relevo mundial", explicou Emílio Martins.
O professor, que também é músico tem mesmo uma canção didática que é apresentada aos alunos do pré-primário em que os sensibiliza para a importância da sopa na sua alimentação, em que está simbolizada a força que o jogador leva para dentro das quatros linhas a cada jogo.
"Come o caldo se queres ser como o Ronaldo", diz o refrão.
O vídeo tem já centenas de visualizações na rede social You Tube e é trauteado pelos alunos a cada intervalo ou na sala de aulas.
Emílio Martins defende ainda que um dos canais de televisão deveria apostar na transmissão de um telejornal, todo ele falado em mirandês, e transmitido a partir do concelho de Miranda do Douro.
O professor/escritor/músico e humorista defende ainda a criação de uma mascote que represente "a língua mirandesa dentro e fora de portas".
O professor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro é o autor de um conjunto de vídeos intitulados "Mirandês for Kids", transformando-se em Eimilho Pica para ensinar aos seus alunos os primeiros passos na segunda língua oficial em Portugal.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário