quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Torre de Moncorvo: Minas do Carvalhal pretendem fornecer material para recuperação da orla costeira

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo anunciou hoje que, futuramente, o concelho poderá fornecer ao litoral material "apropriado", resultante da exploração mineira local, para aplicar em obras de recuperação da orla costeira afetada pelas intempéries.   
"A MTI, empresa que detém os direitos de concessão da exploração das minas de ferro do concelho, já se comprometeu com a autarquia em dar início à atividade mineira no princípio de 2015, e que os [materiais] rejeitados da atividade, que têm uma grande concentração de ferro, poderão ser uma grande ajuda para a recuperação de todo o litoral", explicou Nuno Gonçalves.
O autarca garantiu ainda que a empresa concessionária e a autarquia estarão abertas "ao diálogo" para o fornecimento desse material, resultante da exploração do concentrado de ferro previsto para o início de 2015.
Documentos que propõem esta solução já foram entregues ao Governo por parte da MTI- Ferro de Moncorvo, SA, a empresa concessionária da exploração mineira no concelho transmontano.
"Este material, se não fosse produzido nas minas de Torre de Moncorvo teria de ser importando da Suécia", acrescentou o autarca.
Segundo o documento da MTI enviado ao Governo, a que a Lusa teve acesso, os inertes densos de ferro de Torre de Moncorvo já foram utilizados "com sucesso" em obras de proteção nos molhes de Sines e da barra do Douro, resistindo a violentos temporais devido à sua elevada densidade e características.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário