terça-feira, 17 de abril de 2012

Monóptero em vias de ser classificado

O Monóptero de São Gonçalo, em Penas Róias, no concelho de Mogadouro, está em vias de ser classificado como Monumento de Interesse Público.
Recorde-se que o monumento, utilizado para a observação dos astros, é um dos poucos exemplares do género na Península Ibérica, acreditando-se que foi construído em finais do século XVII ou princípios do século XVIII. Em Novembro passado, o Jornal Nordeste avançou que a estrutura está em risco de ruir. Agora, o arqueólogo do município de Mogadouro, Emanuel Campos, explica que o processo de classificação, iniciado em 1993, foi reaberto pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), estando em consulta pública até 27 de Abril. “Se não houver contestação ou algo em contrário, o monóptero de São Gonçalo será classificado como Monumento de Interesse Público”, revelou o arqueólogo.
O monumento está situado na Quinta Nova, uma propriedade privada. Até agora, a recuperação estava a cargo dos proprietários, mas com a classificação pode estar dado o primeiro passo para iniciar as obras de restauro. “Um monumento classificado já tem um grau de protecção que permite às entidades oficiais, nomeadamente ao governo central e ao município, actuarem de outra forma”, constata Emanuel Campos.
Depois de classificado, acrescenta o arqueólogo, poderá ter-se como objectivo restaurar e divulgar o monumento, em concordância com os proprietários, aproximando-os para uma maior consciencialização para a protecção e salvaguarda do monumento”.
Retirado do site www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário