quinta-feira, 10 de julho de 2014

Torre de Moncorvo: Câmara apoia casais com roupas e alimentação para bebés

A câmara de Torre de Moncorvo está a oferecer roupas e alimentação às crianças até aos seis anos de idade, promovendo desta forma conjunto de incentivos à natalidade, tendo em vista a fixação de casais no concelho transmontano.
A iniciativa resulta da assinatura de protocolos de colaboração com a "Crescer Bem", uma instituição sediada no Hospital D. Estefânia em Lisboa, centro de saúde local e uma marca de alimentação para bebés.
"O conjunto de incentivos à natalidade está dividido em duas partes, sendo que uma delas apoia às famílias mais carenciadas com o enxoval [roupas e fraldas] para os bebés até aos seis anos de idade. Uma segunda componente fornece papas e leite às crianças até aos 36 meses", explicou, o autarca de Torre de Moncorvo Nuno Gonçalves.
Segundo o responsável, em alguns casos quando as mães vão para a maternidade já levam " as roupinhas" destinadas aos bebés que vão nascer.
"Este parece-nos ser um importante apoio à natalidade e onde não é atribuído apenas um valor pecuniário que depressa é gasto, mas sim, uma contribuição efetiva para as famílias que se prolonga por muito mais tempo", acrescentou.
Nuno Gonçalves realça que esta iniciativa "não passa por subsidiar as famílias", mas sim dar-lhe apoio, num momento em que mais necessitam e dar-lhe condições para cariarem os seus filhos.
Agora, a autarquia nordestina quer prolongar os apoios as crianças para além dos seis anos de idade, situação que está a ser estudada, mas ainda não foi conseguida.
"Nós entendemos que o melhor incentivo para as famílias não é um valor pecuniário simbólico, mas sim dar-lhe aquilo que mais necessitam, e ao mesmo tempo fazer perceber que vão poupar um pouco do seu orçamento familiar no decurso de tempo de apoio promovido pela autarquia ", frisou Nuno Gonçalves.
O autarca salienta ainda, que se o município apoiar o jovens casais com 500 ou 1000 mil euros, este dinheiro apenas dá para as fraldas dos bebés durante algum tempo, e com esta medida que s e pode prolongar até as aos seis anos de idades os pais vão poder ver o orçamento familiar mais aliviado.
Nesta primeira fase vão ser apoiadas cerca de duas dezenas de casais.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário