quinta-feira, 3 de julho de 2014

Antiga escola primária de Samil transformada em museu

Há cada vez mais escolas do 1º ciclo que ganham nova vida sendo ocupadas por associações ou servindo de apoio às juntas de freguesia.
No concelho de Bragança são poucas as escolas que ainda têm as portas encerradas. Os dados do município de Bragança contabilizam as escolas cedidas apenas a partir de 2006 e revelam, que só neste período foram entregues cerca de 40 edifícios de antigas escolas primárias. Uma das últimas escolas a ser cedida foi a de Samil, freguesia localizada na periferia de Bragança, que tem agora uma nova sede para a Associação Cultural e Recreativa e um Museu Rural. A associação foi fundada há 13 anos e estava até agora sediada no antigo edifício da casa do povo da aldeia, que ficava numa rua pouco movimentada. Agora, David Gomes, presidente desta colectividade, refere que a localização não podia ser melhor. “A câmara cedeu-nos este espaço que é um espaço bom. Estamos no centro da aldeia e as pessoas assim têm mais vontade de vir aqui”, considera. O edifício da antiga escola primária de Samil é composto por duas salas. A Associação Cultural e Recreativa teve assim a ideia de ocupar uma delas com um Museu Rural. O novo museu reúne um espólio de ferramentas e artefactos tradicionais de habitantes da aldeia e também alguns objectos que pertenceram à própria escola. “Algumas pessoas doaram outras emprestaram coisas para o museu. Queremos que as pessoas nos possam emprestar os seus objectos antigos”, conta. Para o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, a cedência das antigas escolas a este tipo de associações contribui para preservar o património e dinamizar as aldeias. “A câmara municipal vai cedendo escolas a algumas entidades que vão solicitando numa tentativa de preservar o património e ao mesmo tempo para que possa servir de dinamização no meio rural como acontece aqui em Samil”, salienta.
A nova sede da Associação Cultural e Recreativa de Samil e o Museu Rural da aldeia foram inaugurados no passado fim-de-semana.

Escrito por Brigantia

Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário