quinta-feira, 10 de julho de 2014

Confraria da Castanha atenta à vespa do castanheiro

A Confraria Ibéria da Castanha lança um apelo ao Governo para que autorize a introdução no ecossistema nacional de um parasitoide que combata a vespa do castanheiro.
Recorde-se que esta é uma nova praga que afecta soutos em vários países e que foi detectada, no mês passado, em Barcelos. Até chegar à região transmontana, onde a produção de castanha tem um peso significativo na economia, é uma questão de tempo. A Confraria Ibéria da Castanha apoia o desenvolvimento de um plano de luta biológica para esta praga, que está a ser desenvolvido em Portugal.
Paulo Hermenegildo, recém-nomeado grão-mestre da confraria, diz que uma das principais prioridades para este mandato é estar atento a este problema e apelar ao Governo que autorize a introdução do parasitoide. “Com o apoio do IPB e da UTAD temos de tentar estabelecer uma dinâmica para ver se não nos acontece como aconteceu em Itália há uns anos. Para isso, é importante que o nosso Governo também colabore no sentido de agilizar autorização para injectar no ecossistema um parasitoide no sentido de matar a vespa. Esperamos que essa autorização seja rápida” salienta Paulo Hermenegildo.
O grão-mestre quer organizar sessões de esclarecimento sobre estas e outras preocupações para os produtores de castanheiros. A primeira vai ser um fórum que faz parte do programa da próxima edição da Norcaça, Norpesca e Norcastanha, que irá decorrer em Bragança, em Novembro.
“É muito importante para os nossos produtores estarem informados para colherem mais tarde”, considera.
A Confraria Ibérica da Castanha foi criada em 2007 e tem cerca de 80 confrades portugueses e espanhóis.
A nova direcção tem ainda como objectivo conseguir, brevemente, uma sede com o apoio do Município de Bragança.


Sem comentários:

Enviar um comentário