domingo, 20 de julho de 2014

MIRANDA DO DOURO: ESTUDANTES IBÉRICOS DE ARQUEOLOGIA PÕEM A DESCOBERTO ESTRUTURAS ROMANAS EM PICOTE

Duas de dezenas de voluntários e estudantes de arqueologia de três universidades portuguesas e uma espanhola estão a colocar a descoberto um povoado romano datado dos séculos IV e V na aldeia de Picote, concelho de Miranda do Douro.
Os trabalhos são coordenados cientificamente pela Universidade do Porto (UPorto), num projeto desenvolvido pela Frauga - Associação Para o Desenvolvimento Integrado de Picote.
"Estamos a escavar uma zona de imóveis do período romano e constatamos que se trata de uma área dedicada a atividades artesanais. Trata-se de um conjunto arqueológico bastante interessante", explicou Rui Morais, arqueólogo da UPorto.
As escavações decorrem nos terrenos junto à Capela de Santo Cristo onde, no ano passado, no decorrer da primeira campanha de escavações, foram detetados muros de um edifício romano.
"Conhecemos Picote pelos seus berrões [em granito] e é conhecido um conjunto significativo de estelas do século II. Faltava-nos este elo de ligação com o período baixo imperial romano, que assenta neste conjunto de construções que estão ser colocadas a descoberto", acrescentou.
O trabalho arqueológico conta com colaboração com alunos das Universidades do Porto, Lisboa, Coimbra e a Universidad Complutense de Madrid (Espanha), que estão sob a coordenação de arqueólogos da UPorto.
"Este é uma oportunidade de colocar em prática aquilo o que aprendemos na sala de aulas", realçou Gisele Estela, estudante de arqueologia.
Os responsáveis pela campanha de escavações arqueológicas já avançaram que é necessário encontrar "um novo parceiro", para além da Rede Elétrica Nacional, que financia as escavações com 58 mil euros.


Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário