sábado, 5 de julho de 2014

FREIXO DE ESPADA À CINTA: CONCELHO À CONQUISTA DO MERCADO TURÍSTICO DE SALAMANCA

O concelho raiano de Freixo de Espada à Cinta está a desenvolver estratégias destinadas a atrair os vizinhos espanhóis para a descoberta de um território que aposta na sua história, na gastronomia e nas belezas naturais.
Do outro lado do rio Douro, a escassos sete quilómetros da sede de concelho, está o potencial mercado da província de Salamanca, que segundo números do Instituto de Estatística espanhol, tem cerca de 432 mil habitantes, que Freixo de Espada à Cinta quer cativar.
"O nosso concelho tem que ir ao encontro do mercado do turismo espanhol: está próximo e tem gente que gosta de circular. Tem também a proximidade geográfica, que poderá potenciar uma estratégica económica para o nosso território", explicou a autarca de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.
Nos últimos nove meses, a Câmara de Freixo de Espada à Cinta tem apostado em certames de forma a "rentabilizar a lei da oferta e da procura", destacando iniciativas como o Sopas e Merendas, Feira Transfronteiriça do Douro e Águeda e as Jornadas do Bacalhau.
E, apesar de o turismo gastronómico e os produtos endógenos serem "grandes embaixadores da região", a autarca refere que "é preciso ir mais além do cliché que liga os escritores Guerra Junqueiro a Miguel Unamuno", um referencial na literatura ibérica.
"Em Salamanca já se fala de Freixo de Espada à Cinta, o que prova que o trabalho a ser desenvolvido mostra boas consequências na promoção do território", acrescenta Maria do Céu Quintas.
Nas ruas da vila mais manuelina de Portugal já é possível ouvir falar com regularidade o castelhano, com os espanhóis a renderem-se aos produtos reginais e, claro, ao bacalhau.
"Venho de um povoado próximo de Salamanca para comer bacalhau. É um prato que aprecio e aqui tem outro sabor", diz, à saída de um restaurante da vila, a turista espanhola Conchita Hernandéz.
Há, entretanto, outros motivos de atração como a praia fluvial da Congida e os passeios nas embarcações propriedade da sociedade luso-espanhola Congida-La Barca, que junta os municípios de Freixo de Espada à Cinta e Vilvestre.
Segundo números avançadas pelo município de Freixo de Espada à Cinta, só no período compreendido entre fevereiro e maio já viajaram naquelas embarcações cerca de 1.100 pessoas, "na sua esmagadora maioria espanhóis".
Municípios fronteiriços como Vilvestre, Barruecopardo, Hinojosa del Duero ou Vitugudino são algumas da localidades com quem o concelho nordestino mantém relações de proximidade, permitindo assim um melhor acesso ao "apetecível mercado" turístico da região de Salamanca.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário