terça-feira, 6 de maio de 2014

Torre de Moncorvo prepara Maio mês de Constantino Rei dos Floristas

O Centro Histórico da Vila de Torre de Moncorvo já se encontra decorado a rigor para receber as comemorações do Mês de Constantino Rei dos Floristas.

A iniciativa é da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo que, durante o mês de Maio, organiza diversas iniciativas como forma de homenagear um dos primeiros emigrantes de Torre de Moncorvo a ser reconhecido no estrangeiro.

Além da decoração das ruas e equipamentos municipais do centro histórico com flores estão previstas outras atividades como recriação histórica da vida de Constantino, pelo Grupo Alma de Ferro Teatro, decoração do centro histórico com tapetes de flores, colóquio sobre o artista, ateliers de flores nos vários largos da vila, um mercado de flores, visitas guiadas à Igreja da Misericórdia, onde estão expostos alguns exemplares das flores elaboradas por Constantino e a exibição de uma animação sobre Constantino Rei dos Floristas e atelieres destinados aos alunos do 1º ciclo e jardins-de-infância.

Constantino Rei dos Floristas é natural de Torre de Moncorvo, tendo sido um dos expostos, da Casa da Roda. Célebre artista imitava como ninguém as flores naturais, tendo-se consagrado em Paris, na exposição de 1844. Em Portugal foi recebido no Paço pela Rainha D. Maria II a quem ofereceu algumas das suas primorosas e belas flores. 
O nome do grande florista ficou registado em Lisboa na denominação dada a um Jardim Público, “o Jardim Constantino”, do novo Bairro da Estefânia e em Torre de Moncorvo na denominada Rua Constantino Rei dos Floristas. 
Destaque para o importantíssimo papel desempenhado pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, Agrupamento de Escolas, Grupo de Escuteiros e outras associações na decoração, com flores, das ruas do centro histórico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário