quinta-feira, 22 de maio de 2014

Autarcas e instituições de ensino unidos para reabrir Laboratório

Foi apresentada uma nova proposta ao Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar para a reabertura do Laboratório de Apoio à Pecuária em Mirandela.
O anúncio é feito pelo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Trás-os-Montes. Américo Pereira adianta que esta proposta une os autarcas transmontanos e as instituições de ensino superior da região.
“Esta proposta junta a CIM de Trás-os-Montes, a UTAD, o IPB e estamos a chamar para o processo também as CIM do Douro e do Tâmega”, salienta o autarca.
A alternativa para reabrir este serviço passa pelo aumento dos serviços prestados. “É a possibilidade de realizar aqui na região o trabalho que o Laboratório fazia, mas expandir esse trabalho a outro tipo de prestação de serviços na área laboratorial e de análises. Por exemplo, na área do melhoramento animal e que neste momento estão a ser feitas na Galiza”, realça Américo Pereira.
O autarca garante que as instituições de ensino superior já aceitaram participar activamente neste projecto. “É uma hipótese que as universidades encararam, que aceitaram e agora brevemente iremos ter uma reunião conjunta com todas as pessoas envolvidas, no sentido de rapidamente pormos em funcionamento o Laboratório, que em princípio funcionará no mesmo local em Mirandela”, assegura o presidente da CIM de Trás-os-Montes.
Américo Pereira garante que esta proposta foi bem acolhida pelo secretário de Estado Nuno Brito. “Estou convencido que vai a bom porto”, remata o autarca.
Recorde-se que o Laboratório de Apoio à Agro-pecuária de Mirandela fechou as portas no final de Março. Desde o início de Abril, as análises de sanidade animal estão a ser feitas no Laboratório do Vairão, na zona do Porto.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário