segunda-feira, 12 de maio de 2014

ALFÂNDEGA DA FÉ: PRODUÇÃO DE CEREJA COM QUEBRAS DE 50%

A produção de cereja no concelho de Alfândega da Fé vai sofrer, este ano, uma quebra de 50% na sua produção devido as condições climatéricas adversas verificadas no período de florações durante o mês de abril.

"A nossa expetativa é que haja uma quebra que ronde os 50% da produção de cereja”, disse   o presidente da Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé (CAAF), Eduardo Tavares.

Segundo o dirigente, as condições climatéricas estão e melhorar, havendo a previsão de que a cereja " que vingou" será de boa qualidade e suficiente para abastecer os visitantes que desloquem à feira anual da cereja agendada para 06 a 08 de junho em Alfândega da Fé.

"No entanto, na altura da floração choveu muito e fez frio durante duas manhãs, fatores que influenciaram a produção deste ano principalmente nas variedades mais temporãs", frisou.

A produção de cereja nos pomares da CAAF deverá chegar as 40 toneladas o que no ano normal poderia atingir as 80 a 100 toneladas com facilidade, o que seria uma produção normal para os cerca de 40 hectares de cerejeiras propriedade da cooperativa.

"Há dois anos chegamos a colher cerca de 60 toneladas de cereja e, no ano passado, pouco passou das 20 toneladas", apontou Eduardo Tavares.

Esta quebra vai-se refletir na economia do concelho, principalmente junto de uma entidade como CAAF que produz cerca de 90% da cereja do concelho.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário