segunda-feira, 12 de maio de 2014

Fórum económico quer encontrar um melhor rumo para a região

Por: AGR

Identificar um conjunto de condições tendo em vista o crescimento da economia, do  emprego na região, da garantia de uma eficaz utilização de apoios ao investimento e da convergência com a média do país em termos de desenvolvimento são os grandes objetivos do Fórum Económico, promovido pelo Núcleo Empresarial da Região de Bragança (NERBA) e que será integrado na edição deste ano da Expo Trás-os-Montes, no final deste mês.

“Queremos dar um contributo importante para a soma das partes. Para isso, precisamos do contributo dos empresários, das autarquias, da sociedade civil, para pensar o futuro do território e debater ideias que deem capacidade à nossa economia”, frisou Eduardo Malhão, presidente do NERBA.

Jorge Nunes, ex-presidente da Câmara de Bragança, é o presidente da Comissão Organizadora e espera que deste fórum saiam iniciativas de valor acrescentado para a região. Uma delas pode ser mesmo a criação de uma agência que promova o desenvolvimento. “O meu ponto de vista era que em 2020 a região pudesse concluir que valeu a pena perdermos algum tempo a refletir sobre aquilo que são as nossas prioridades de trabalho. Se a região conseguir cooperar mais, no sentido de avançar para a criação de uma agência de promoção do desenvolvimento regional, por exemplo, fará a nível interno e na promoção externa. Se conseguir consolidar uma rede de cooperação transfronteiriça, à volta de objetivos simples mas fortes, estará a dar avanços significativos na descoberta de novos mercados e a internacionalizar esta região. Se der passos afirmativos, mensuráveis, no sistema de inovação e competitividade, é inquestionável que a economia estará melhor, haverá mais emprego, terão sido criadas melhores condições para fazer reverter o processo de despovoamento e os índices de desenvolvimento estarão mais próximos da média nacional e da média europeia”, frisou, deixando aquilo que pareceram algumas críticas às políticas do Governo. 

Retirado de www.mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário