terça-feira, 13 de maio de 2014

Recuperação de áreas ardidas: Município de Alfândega da Fé implementa projecto piloto no seu território concelhio

O Município vai recuperar as áreas ardidas em Alfândega da Fé. Em curso estão já duas candidaturas para a recuperação das áreas ardidas no incêndio de 2013 que devastou cerca de 1500 hectares no concelho e cujas consequências foram nefastas para a biodiversidade local.

A candidatura “Ordenamento e Recuperação de Povoamentos” do Proder possui um financiamento de cerca de duzentos mil euros, a 100%, que se destinam à realização de actividades necessárias à reposição do potencial produtivo agrícola e florestal nomeadamente a instalação de barreiras de troncos, a abertura de regos e a sementeira de espécies de cobertura de solo.

De forma a intervir para uma rápida recuperação da área ardida, minimizando os efeitos decorrentes do incêndio, o município accionou também uma candidatura ao Fundo de Emergência Municipal (FEM). O FEM é um mecanismo destinado à concessão de auxílios financeiros às autarquias locais para recuperação dos equipamentos ou bens públicos afectados por catástrofes.
Assim, o município irá beneficiar de um apoio de cerca de quinhentos mil euros do FEM destinados a acções nos domínios dos transportes e mobilidade, ambiente e recursos naturais, protecção civil e outros de carácter fundamental na recuperação das áreas ardidas.

No âmbito destas duas candidaturas, o Município estabeleceu um protocolo de colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança. O objectivo é fazer um acompanhamento especializado que permita monitorizar o impacto das medidas implementadas, garantindo a sua eficácia e a obtenção dos resultados desejáveis. Este projecto reveste-se de um carácter inovador e será uma experiência piloto a nível nacional que poderá vir a ser replicada em outras zonas ardidas do país.

Estas iniciativas irão permitir ao município minimizar os efeitos negativos que o grande incêndio de 2013 produziu ao nível da biodiversidade local, dos solos e dos recursos hídricos, ao mesmo tempo que se criam condições mais apropriadas para a prevenção de futuros incêndios e se disponibilizam melhores recursos para o combate aos fogos florestais. 

Retirado de www.noticiasdonordeste.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário