sábado, 17 de maio de 2014

BRAGANÇA: MAIORES EXPORTADORES NORDESTINOS PRESENTES NA 3.ª EXPO TRÁS-OS-MONTES

As maiores empresas exportadoras do Nordeste asseguram presença na 3.ª edição da Expo Trás-os-Montes, um certame que pretende mostrar a capacidade produtiva e de internacionalização do tecido empresarial regional.

"A Expo Trás-os-Montes tem em vista atrair pessoas a visitarem a região e, ao mesmo tempo, contribuir para a qualificação do tecido empresarial regional", disse Eduardo Malhão, presidente do Núcleo Empresarial de Bragança (NERBA), entidade organizadora do certame.
A mostra, acrescentou a fonte, "tem por missão ajudar os nossos empresários a ganharem uma nova visão e dimensão em termos de estratégia de ‘marketing', de inovação e internacionalização e assim ao atrair pessoas do exterior estamos a exportar o território".
Apesar do clima de crise vivido em Portugal, as empresas da região mostraram "recetividade" ao evento que, entre 30 de maio e 01 de junho, contará com cerca de uma centena de expositores das mais variadas áreas de negócio projetando assim " uma imagem positiva da região transmontana", certame que é da responsabilidade do NERBA.
Durante o certame, que decorre no pavilhão do NERBA, em Bragança, estão programados diversos fóruns temáticos, espetáculos musicais com artistas como Dulce Pontes e Roberto Leal, bem como a presença de escritores como J. Rentes de Carvalho e Francisco José Viegas.
A gastronomia associada ao turismo natureza são ingredientes deste evento que teve em conta o facto de mais de 70% dos turistas que visitam a região serem atraídos pelosos pratos típicos regionais.
No que concerne à vertente económica, o destaque do certame vai para a realização do Fórum Económico de Trás-os-Montes, que reunirá empresários, gestores, dirigentes associativos, autarcas e académicos em torno de um objetivo comum: "uma estratégia de desenvolvimento para a região".
Pelo terceiro ano consecutivo, o NERBA lança o desafio aos produtores, aos empresários, aos artesãos, às escolas, aos operadores turísticos, aos municípios e outros agentes de desenvolvimento, confirmando a determinação de todos em aproveitar o enorme potencial da economia regional.
No entanto, é no decorrer da Expo Trás-os-Montes que a oferta ganha ainda maior força, dado que no pavilhão do NERBA será possível provar e comprar aquelas que são as maiores iguarias transmontanas.
Na lista de expositores que já garantiram a sua presença destacam-se as empresas ligadas à energia, novas tecnologias, panificação, produtos tradicionais e agro-indústria.
De referir que muitos dos produtos que podem ser adquiridos durante o certame ostentam o selo de Denominação de Origem Protegida, Indicação Geográfica Protegida ou Especialidade Tradicional Garantida, dado que Expo Trás-os-Montes pretende diferenciar-se pela qualidade.


Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário