sexta-feira, 30 de maio de 2014

De Bragança para todo o mundo

Há empresas da região que viram na internacionalização a oportunidade para crescer em época de crise

Chegar aos mercados emergentes é a chave para conseguir margens de lucro mais elevadas
Há cerca de dois anos no mercado, a empresa “+ Ervas”, sedeada em Alfândega da Fé, exporta praticamente a totalidade da produção de ervas aromáticas.
Este é um projecto que nasceu com os olhos postos na internacionalização. Espanha e França são os mercados para onde é enviada, actualmente, a produção a granel.
“O nosso mercado alvo sempre foi o mercado internacional”, assegura o gerente da “+ Ervas”, Tiago Relhas.
O jovem empresário não tem dúvidas que a região tem as condições ideais para a produção de ervas aromáticas. Por isso, decidiu inovar na área agrícola e conquistar o mercado europeu. “Estamos a falar de plantas aromáticas, desde as coisas mais vulgares, como sendo a cidreira, a outras variedades não tão conhecidas na região, mas que a região tem condições climáticas óptimas, nomeadamente o número de horas de sol, estações bem definidas, uma delas é a stevia, um adoçante natural, que somos dos poucos a nível nacional a fazer cultura dessa planta”, realça Tiago Relhas.
E quais são os trunfos para vingar no mercado externo? “Persistência, perseverança, e foi o querer estar lá. Isto significa que nós temos que nos dar a conhecer ao mundo e não esperar que o mundo nos venha conhecer a nós”, garante o empresário.
Com uma área de produção a rondar os seis hectares e com uma capacidade de produção na ordem das 10 toneladas por ano, a “+ Ervas” não consegue dar resposta a todas as solicitações. “Quando as quantidades não são suficientes, que é o que acontece, porque na prática mesmo em termos de produção nacional não se conseguem quantidades nem para duas empresas, a capacidade de negociação são outras”, constata Tiago Relhas.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário