terça-feira, 25 de março de 2014

Hora do Planeta em Bragança

 
fNo dia 29 de março, entre as 20:30 e as 21:30 horas, o Município de Bragança vai desligar as luzes das suas instalações (no Forte S. João de Deus), do Castelo e da Domus Municipalis, no âmbito da iniciativa Hora do Planeta.

Não é a primeira vez que o Município de Bragança adere a esta iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Um ano depois a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto; a Ponte Golden Gate, em São Francisco; o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.

A sustentabilidade e a preservação do ambiente são, desde há muito tempo, uma constante “preocupação” do Município de Bragança, que tem levado a cabo algumas ações nesse sentido, como, entre muitas outras, o Plano de Ação para a Energia Sustentável (PAES) de Bragança, que visa dar resposta aos compromissos assumidos pela Câmara Municipal no âmbito da adesão ao Pacto dos Autarcas.

Na visão estratégica para a intervenção no Município de Bragança no domínio da energia e das emissões de gases de efeito de estufa foram incluídas ações infraestruturais, que implicam alterações tanto no edificado como nos equipamentos, e ações comportamentais, que implicarão alterações de comportamentos nos agentes locais. No total foram identificadas 47 iniciativas distribuídas pelos diversos setores do concelho.

O Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu que envolve autarquias locais e regionais empenhadas no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios.

Após a adoção, em 2008, do Pacote Clima e Energia da UE, a Comissão Europeia lançou o Pacto de Autarcas para fomentar e apoiar os esforços das autarquias locais na implementação de políticas de energia sustentável. Os governos locais desempenham um papel crucial na diminuição dos efeitos das alterações climáticas.

Pelas suas características singulares – sendo o único movimento desta natureza a mobilizar os atores locais e regionais para o cumprimento dos objetivos da UE – o Pacto de Autarcas é considerado pelas instituições Europeias como um modelo excecional de governação a vários níveis.

Bragança elaborou, ainda, a Agenda 21 Local (e o respetivo Plano de Ação), no âmbito da Associação do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que aposta, assim, num novo paradigma de desenvolvimento, assente num modelo de economia eco, apoiado na inovação, no conhecimento, nas tecnologias limpas e amigas do ambiente, fazendo de Bragança uma Eco Cidade.
cartaz cartaz (596 Kb)
 
Retirado de www.cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário