sexta-feira, 14 de março de 2014

Estudantes Sírios vão estudar no IPB

foto



O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) recebe alunos de uma nova nacionalidade, com a chegada de três estudantes sírios.
Chegaram há poucos dias a Bragança e garantem que se estão a sentir em casa. “É muito bom estar aqui. É um sítio agradável e seguro. As pessoas são muito gentis e sinto-me em casa. É difícil estar longe de casa, mas as pessoas aqui são muito boas. Ainda não sei quanto tempo vou ficar, vai depender de como correrem os estudos, mas em princípio ficarei até ao fim da graduação”, refere Rami Arafat, que veio conclui o mestrado em Engenharia Química.
O estudante acrescenta que a situação na Síria é muito má. “Todos os dias morrem pessoas, é muito mau mesmo. Quero agradecer ao Governo português por nos dar a oportunidade de viver este sonho. Sinto falta da família, mas ela está num lugar seguro e acho que ela tem orgulho em mim”.
Nour Albuni, tem 20 anos e veio tirar a licenciatura em Engenharia Informática. Considera que esta é uma oportunidade imperdível.“É a única hipótese de ter um bom futuro, por isso agradecemos esta oportunidade de ouro para estudar, pois nunca ninguém nos deu esta oportunidade antes”. Emocionado diz que o seu país, que está neste momento em guerra não permite estudar. “Os pais têm medo de enviar os filhos parava escola porque nunca sabem se eles vão morrer ou não”, conta o jovem.
Helena Barroco, assessora de Jorge Sampaio, esteve em Bragança e explica que estes jovens foram obrigados a interromper os estudos no seu país. “O sistema está paralisado, as escolas estão destruídas e as que não estão, não funcionam convenientemente”, explica a responsável.
O presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, adianta que irá chegar mais um aluno em breve. Acredita que Bragança vai “ajudar estes jovens a sentirem-se enquadrados e bem recebidos".
Os três jovens fazem parte do grupo de 42 estudantes sírios que chegou a Portugal para estudar.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário