segunda-feira, 31 de março de 2014

Autarquia de Alfândega da Fé propõe viagem pelos lugares com memória

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé associa-se às comemorações nacionais do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a organização de uma visita guiada pelos Lugares da Memória de Alfândega da Fé. 
Percurso pelos lugares com memória de Alfândega da Fé

O município desafia os participantes para uma viagem que vai dar a conhecer histórias e curiosidades associadas a sítios e monumentos da sede do concelho. Para tal vai ter lugar, no dia 16 de abril, uma visita guiada, conduzida pelo historiador, Paulo Costa.

Pretende-se através deste percurso histórico dar uma outra perspectiva sobre o património existente. O ponto de partida é a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, por volta das 10.00h, segue-se uma incursão pelos lugares da memória de Alfândega Fé. Pretende-se através deste percurso histórico dar uma outra perspectiva sobre o património existente.

Um olhar de um historiador, que vai revelar aspectos desconhecidos e mostrar a importância e significado de sítios que a proximidade, muitas das vezes, ensinou a desvalorizar.

Esta foi a forma encontrada pela autarquia para despertar a atenção do público em geral, mas também dos colaboradores municipais para o património em todas as suas vertentes.

Com esta ação pretende-se promover a identificação com o território e as suas marcas distintivas, procurando-se fazer de cada alfandeguense uma espécie de zelador do património, fornecendo-lhe instrumentos para que se tornem em promotores ativos do património concelhio.

Daí que esta iniciativa possa também ser entendida como uma ação de formação, que pretende a participação direta dos trabalhadores do município. Este envolvimento é tido como fundamental para a concretização da estratégia de valorização e preservação do património concelhio traçada pelo município.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS – Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios - a 18 de abril de 1982 e aprovado pela UNESCO em 1983.

Esta comemoração tem como objetivo valorizar o património português e sensibilizar o público para a sua diversidade e vulnerabilidade. Em Portugal as comemorações deste ano acontecem de 12 a 20 de abril sob o tema “Lugares de Memória”.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário