sexta-feira, 7 de março de 2014

Aulas de mandarim no 1.º Ciclo

Já arrancaram as aulas de Mandarim no 1º ciclo, em Bragança. Depois da experiência-piloto realizada no ano passado, a Câmara de Bragança, em colaboração com o Instituto Politécnico, decidiu avançar com o ensino da língua.
A primeira aula decorreu, na passada quarta-feira, no Centro Escolar de Santa Maria.
Para já são apenas 12 crianças que frequentam o 4.º ano e mostram-se entusiasmadas. “Eu vejo na televisão pessoas a falar chinês e sempre quis aprender”, refere Luana Pereira, acrescentando que um dia mais tarde lhe pode ser útil, “se eu for cabeleireira e aparecer um cliente chinês tenho de saber falar com ele”. Já Daniel Afonso diz que tem letras esquisitas mas deve ser engraçado desenhá-las. “Já estive a ver o meu nome e parece complicado, mas depois de aprender já não deve ser”, refere. Ália Sousa entende que “vai ser uma experiência interessante”, porque vai aprender “coisas novas”.
A vereadora da Educação do município adianta que ainda este ano o projecto deverá ser alargado ao Centro Escolar da Sé. “Já fizemos contactos para isso e estamos só a avaliar questões logísticas e os recursos humanos”, revela Cristina Figueiredo.
A representante do IPB salienta a importância do ensino do Mandarim desde cedo. “Não tenhamos a veleidade de pensar que estes meninos vão dominar o mandarim no final do semestre, mas terão algumas ideias e serão capazes de comunicar minimamente em chinês”, afirma Dina Macias, acrescentando que “esta língua é extremamente importante em termos comerciais por isso parece-nos que esta aprendizagem é uma mais-valia”.
Os parceiros deste projecto ainda estão a avaliar a possibilidade de no próximo ano o ensino do Mandarim se estender ao 2º ciclo.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário