segunda-feira, 10 de março de 2014

Caretos animaram o Entrudo Chocalheiro

   

Entram a correr no largo da aldeia envergando os seus trajes de lã amarela, vermelha e verde, chocalhos à cintura. Pelo caminho da corrida desenfreada chocalham as mulheres jovens e afugentam os homens. São os caretos à solta, a imagem de marca do Entrudo Chocalheiro, em Podence, em Macedo de Cavaleiros, que mais uma vez atraiu milhares de pessoas que participaram em várias atividades associadas à quadra.
Este é desde há vários anos o Carnaval que mais forasteiros atrai no Nordeste Transmontano. A aldeia com 200 habitantes recebe por estes dias mais gente do que no resto do ano. “Já é uma referência do Nordeste Transmontano, um evento genuíno acima de tudo, que de ano para ano consegue atrair mais gente, o que nos dá grande satisfação porque se trata de uma aldeia pequena. É um orgulho para nós”, referiu António Carneiro, responsável pela Associação dos Caretos de Podence.
Vêm principalmente do litoral e de Espanha “em busca de algo diferente”, confirma Rosa Maria, uma minhota de Joane, que não se furtou a ser chocalhada.
Os que decidem ir a Podence não querem ver corsos, nem plumas e brilhantes, nem dançar aos ritmos do samba, preferem ficar longe das purpurinas e confetes. Trocam tudo isto pelo som da música dos gaiteiros, pelos chocalhos. “Vimos ver o que é isto. Às vezes passam umas imagens na televisão e pareceu-nos interessante. Estou a gostar porque é mais tradicional”, explicou.
Todos querem fotografar os endiabrados caretos. De máquinas fotográficas em riste ou munidos de telemóvel tenta-se captar um momento de folia.
Os cafés e restaurante da aldeia estão cheios. Estes dias são um alívio para o negócio.
Candidatura dos Caretos à UNESCO
está a ser pensada
Uma delegação da UNESCO esteve nos últimos dias em Podence para acompanhar o Entrudo Chocalheiro “o que poderá ser o trampolim para uma eventual candidatura, no âmbito do património imaterial”. Em Podence está-se a maturar a ideia de avançar com uma candidatura à UNESCO, mas para já António Carneiro não quer adiantar pormenores.

Retirado de www.mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário