segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

VEIGUINHAS SALVOU BRAGANÇA DA SECA MAS O CONCELHO JÁ VOLTOU ÀS RESERVAS DE SERRA SERRADA


Barragem de Veiguinhas já está com a sua capacidade máxima e Bragança já voltou a consumir água da Barragem de Serra Serrada.
Depois de um verão difícil devido à seca extrema, já foi restabelecida a normalidade no abastecimento de água a Bragança. 
No mês de Outubro, o concelho brigantino esgotou as reservas da barragem de Serra Serrada e, juntamente com Vimioso, teve de recorrer à barragem de Veiguinhas para o seu abastecimento. Agora o autarca, Hernâni Dias, garantiu, na semana passada, ao Jornal Nordeste que já voltou tudo ao normal.
 “Neste momento, a cidade de Bragança está a ser abastecida com água da barragem da Serra Serrada, depois destas últimas chuvas e com a neve que entretanto caiu a barragem ficou a 70% da sua capacidade, o que nos permite perfeitamente estar  a abastecer a cidade”, adiantou.
Entretanto, com o regresso da chuva e também do consumo às reservas de Serra Serrada, Veiguinhas está já com a sua capacidade máxima. “A Barragem de Veiguinhas está neste momento com a capacidade máxima, completamente cheia, mas é a situação prevista, aquela barragem servir quando já não houver água em Serra Serrada, que está neste momento com cerca de 70% da sua capacidade total”, esclareceu.
Ainda assim o presidente da câmara de Bragança acrescenta que a situação “ideal é que não haja necessidade de se recorrer a Veiguinhas”.
Hernâni Dias a garante que, por enquanto, acabaram-se as preocupações com o abastecimento de água às populações do concelho de Bragança, depois de um Verão difícil devido à seca extrema. Ainda assim recomenda-se cautela nos consumos. 

Em Vimioso também “já está tudo controlado”

Também em Vimioso a situação da falta de água, assim como da qualidade da pouca que havia, foi uma preocupação constante durante grande parte do ano 2017, mas o presidente da câmara, Jorge Fidalgo, garantiu que “desde Novembro que a situação já está controlada e que Vimioso deixou de transportar água.”
Ao Jornal Nordeste o autarca vimiosense disse ainda que já foram limpos os açudes do Rio Maçãs, que servem Argozelo, Carção, Santulhão e Matela. 
Em relação aos projectos para o alteamento dos açudes do Rio Maçãs, o município aguarda o parecer da Agência Portuguesa do Ambiente. A todo momento e “na esperança de que sejam favoráveis” Vimioso aguarda ainda por um último parecer para o alteamento de um açude do rio Angueira. 

Escrito por: Jornalista Débora Lopes
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário