quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

GOVERNO AVANÇA COM PLANO DE EMERGÊNCIA PARA O TÚNEL DO MARÃO

O Governo vai preparar um plano de intervenção e de emergência para o Túnel do Marão. A garantia foi deixada em Vila Real no domingo, pelo secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves.

Na base do plano está o inquérito ao incêndio num autocarro, que transportava 20 passageiros, ocorrido dentro do Túnel do Marão, em Junho do ano passado, e que já está concluído. Dois meses depois, um automóvel ardeu também dentro do túnel. Nos dois casos não se verificaram vítimas, mas a galeria esteve fechada por diferentes períodos de tempo.
O relatório da Autoridade Nacional de Protecção Civil em relação ao primeiro acidente já foi enviado ao secretário de Estado da Protecção Civil, que agora vai estudá-lo a fundo para depois divulgar os resultados.
Artur Neves nota que o relatório aconselha “vários procedimentos”, sendo que um deles poderá ser o simulacro que as corporações de bombeiros de Vila Real e Amarante andam a reivindicar desde a abertura do túnel, em maio de 2016. O governante anunciou ainda que pretende reunir com o seu colega das Infraestruturas para “rapidamente solucionarem este problema” e para que a “prevenção e depois o socorro se possam realizar de acordo com as regras da Protecção Civil mais elementares que são exigidas”.
Entretanto, os deputados do PS na Assembleia da República, eleitos pelo distrito de Vila Real, escreveram uma carta ao ministro das Infraestruturas para solicitar uma intervenção urgente sobre a “insegurança” no Túnel do Marão.
Em comunicado, os deputados referem que “os acidentes que ocorreram não se mostraram fatais por mera sorte, uma vez que os sistemas existentes, no âmbito da proteção e socorro, se mostraram desajustados”. Os socialistas entendem que o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, conjuntamente com o Ministério da Administração Interna e as autarquias, deve “encontrar o modelo adequado de gestão de emergências para esta importante via”.
Por seu lado, a Liga dos Bombeiros Portugueses quer saber “o que se passa com as viaturas, os equipamentos, a formação específica e os simulacros prometidos aos bombeiros para socorro no túnel do Marão”.
 A Liga diz estar determinada a continuar a “exigir a adoção das medidas adequadas às situações”, dado que as conclusões do inquérito a um dos dois incêndios, ocorridos no interior do túnel, “reforçam precisamente essas necessidades operacionais”. 

Escrito por: Jornalista Eduardo Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário