quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

ORGANIZAÇÃO DO “BRAGANÇA GRANFONDO 2018” ELEVA A FASQUIA PARA 2 MIL PARTICIPANTES


“Bragança Granfondo 2018” já tem data marcada. Para o dia 15 de Julho são esperados dois mil participantes. A seis meses da prova já estão contabilizadas cerca de 600 inscrições.
A organização do “Bragança Granfondo elevou a fasquia para 2018. São esperados cerca de dois mil ciclistas e a 179 dias do evento já são cerca de 600 as inscrições registadas.
O sucesso do ano anterior já confirmou a prova de ciclismo como o maior evento desportivo do distrito.
O evento está marcado para o dia 15 de Julho e, à semelhança de 2017, conta com um percurso que liga Portugal e Espanha.
“O feedback do ano passado foi tão bom que decidimos manter o percurso com passagem pela Puebla de Sanabria”, disse Manuel Zeferino da Bikeservice.
O percurso é de média montanha e tem três alternativas: o minifondo com 70 km, o médio com 103 km e o granfondo com 155 km.
Os participantes vão atravessar o Parque Natural de Montesinho e as aldeias históricas de França, Rio de Onor, eleita uma das sete aldeias maravilha de Portugal, e Guadramil. O périplo estende-se ao país vizinho com passagem pela vila de Puebla de Sanabria.


“O ciclismo beneficia com os granfondos”
O granfondo é uma prova de superação pessoal e que atrai cada vez mais praticantes de ciclismo profissionais e amadores. Para Marco Chagas “é uma das melhores formas de divulgar a modalidade”.
O antigo ciclista, que venceu quatro vezes a Volta a Portugal, e comentador desportivo esteve na apresentação do “Bragança Granfondo 2018”, esta segunda-feira, e não têm dúvidas da capacidade de mobilização do ciclismo para todos.
“O ciclismo beneficia com os granfondos porque consegue juntar mais de um milhar de pessoas a pedalar. Era impensável há uns anos atrás”.
O evento, que foi um dos projectos vencedores do Orçamento Participativo 2018, conta com total apoio do município de Bragança.
Hernâni Dias, presidente da autarquia, acredita que o impacto na economia do concelho vai superar os números de 2017.
“Eu creio que vamos ter lotação esgotada. O ano passado sei de muitas pessoas que tiveram que procurar locais para dormir fora do concelho de Bragança. Este evento representa sob o ponto de vista económico algo muito positivo. Há vários sectores da economia que são beneficiados. No fundo promovemos o nosso território”, destacou o autarca.


Ciclistas portugueses e espanhóis na promoção do evento
A apresentação do Bragança Granfondo 2018 contou com a presença de duas figuras bem conhecidas do ciclismo nacional.
Ricardo Vilela, ciclista natural de Bragança da Manzana Postobon, e espanhol Gustavo Veloso, da W52/F.C. Porto, não faltaram ao lançamento do evento.
O vencedor da Volta a Portugal em 2014 e 2015 realçou a importância de haver provas como o granfondo.
“Todas as provas de ciclismo são importantes. O ciclismo é uma cultura e quem gosta vai andar de bicicleta toda a vida. É importante haver estas provas adaptadas a toda a gente”.
Gustavo Veloso é um conhecedor das características do traçado transmontano e aponta as dificuldades que as participantes vão encontrar.
“É um sobre e desce constante com poucos quilómetros para rolar. Se o dia for de calor como o passado não vai se fácil”.
Quanto a Ricardo Vilela é já como que um padrinho da prova e aplaude esta aposta do município.
“Um evento destes em Bragança é sempre bom para quem gosta de ciclismo e para a população em geral. E depois há o impacto que o granfondo tem a nível da hotelaria, no turismo e na economia do concelho”.
O Bragança Granfondo está marcado para o dia 15 de Julho e são esperados dois mil participantes.
O evento é promovido pelo Município de Bragança e conta com o apoio do Ayuntamiento de Puebla de Sanabria, Velo Clube de Bragança, Amigos dos Campo Redondo, Team Giant e Associação de Ciclismo de Bragança.
As inscrições abriram no passado dia 7 de Dezembro.


Escrito por: Jornalista Susana Madureira

Sem comentários:

Enviar um comentário