quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

E SE A FEIRA DAS CANTARINHAS DEIXAR DE SER SEMPRE NOS DIAS 1, 2 E 3 DE MAIO?

Há quem diga que se é tradição não é para mudar mas também há quem defenda que as tradições devem evoluir porque “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.”

A câmara municipal e a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) estão a estudar a possibilidade de alterar a data da feira das cantarinhas, um dos eventos mais característicos e antigos do concelho brigantino.
A feira é tradicionalmente nos dias 1, 2 e 3 de Maio e a organização quer fazer uma alteração para que possa sempre realizar-se no primeiro fim-de-semana de Maio. 
Em comunicado, na página da internet, o município de Bragança explica que a organização pretende “dinamizar e potenciar a realização da Feira das Cantarinhas, independentemente do dia de semana correspondente, tornando-a mais atractiva e capaz de uma maior dinamização do comércio.” 
Na mesma justificação diz ainda que se “tem verificado que sempre que se realiza durante a semana (segunda a quinta-feira), o número de visitantes e munícipes que visita a Feira das Cantarinhas é menor do que quando se realiza de sexta a domingo.” Contactada, a presidente da ACISB, Maria João Rodrigues, explicou que esta alteração foi proposta “para os turistas e as outras pessoas poderem visitar a Feira das Cantarinhas e o comércio ser assim muito mais beneficiado, com mais gente, o comércio activo movimenta muito mais dinheiro”, explicou.
A responsável compreende que a data é já secular mas explica que “há muito menos visitantes, quando calha durante a semana. Por isso, o comércio acaba por sair prejudicado” com essa quebra. Diz mesmo que o mais importante é que a feira se continue a fazer. “É uma tradição mas as tradições têm de evoluir conforme os tempos, penso que as pessoas estão a aderir favoravelmente a este pedido de opinião de alteração da data, e os comerciantes já tinham sido abordados relativamente a esta questão num inquérito que distribuímos na edição anterior”, destacou.
Os brigantinos e comerciantes podem manifestar a sua opinião através de uma sondagem que está a ser realizada na página da internet do município.

Escrito por: Jornalista Débora Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário