quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Instituto Politécnico de Bragança (IPB) comemora o 35º aniversário

O "Dia do IPB" conta com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde e ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal.

O Dia do Instituto Politécnico de Bragança, 28 de janeiro, assinala a tomada de posse da primeira comissão instaladora em 1983, completando este ano, 35 anos de existência. Desde essa data, muito se construiu nesta instituição, fruto da contribuição de várias gerações de estudantes, funcionários e docentes e de instituições e personalidades externas, em prol de um objetivo comum de desenvolvimento regional e nacional
Em 35 anos de história, o IPB formou cerca de trinta mil diplomados e construiu o mais qualificado corpo docente do Ensino Superior Politécnico português, com mais de 70% do seu corpo docente doutorado, tornando-se num agente fundamental de desenvolvimento da região e do país e de descentralização e democratização do acesso ao ensino superior. O IPB tem atualmente 7.500 alunos nas suas cinco escolas, abrangendo uma vasta área do conhecimento e da tecnologia.
O IPB é parte integrante do sistema nacional de Ciência e Tecnologia, através da existência de unidades de I&D que lhe permitem ter indicadores do impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada em várias áreas. De acordo com o SIR Ranking Mundial, elaborado pelo Grupo de Pesquisa SCImago, é a instituição de Ensino Superior Português com a melhor impacto normalizado, taxas de excelência e impacto tecnológico  .
É membro fundador do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark-, um espaço privilegiado para a ciência e tecnologia para empresas de base tecnológica, start-ups e spin-offs.
A internacionalização constitui uma das suas apostas estratégicas, consciente que esta é um fator de diferenciação positiva entre instituições de ensino superior. A última década confirmou o IPB como uma das instituições que mais promoveu a mobilidade académica em Portugal com mais de 1900 estudantes internacionais e mais de 1000 professores e colaboradores visitantes. O IPB é hoje em dia uma instituição multicultural, onde 26% dos seus estudantes possuem nacionalidade não portuguesa.
Medalhas de Honra - O Conselho Geral do Instituto, por proposta da sua presidência, aprovou a instituição da Medalha de Honra do IPB a individualidade nacional e internacional e a sua atribuição anual por ocasião desta comemoração Institucional.
Em reunião do Conselho Geral de 11 de Dezembro de 2017 foi decidido, por unanimidade, atribuir as medalhas de Honra do IPB de 2018 a individualidade Nacional é atribuída à pintora transmontana Graça Morais, sendo na mesma ocasião inaugurada uma exposição de pintura de sua autoria sobre Cabo Verde, realizada quando da sua residência artística neste País em 1988 e 1989 e a entidade Internacional à Nação Cabo-verdiana, pela excecional contribuição para o progresso, bom nome e prestígio internacional do Instituto Politécnico de Bragança, através de uma ampla colaboração interinstitucional no domínio da formação superior e, a medalha de honra.
Neste contexto, vem o Instituto Politécnico de Bragança endereçar-lhe o convite para estar presente e fazer a melhor divulgação das comemorações dos 35 anos do IPB e da entrega das medalhas de Honra Nacional e Internacional do IPB, na presença do Primeiro-ministro da República de Cabo Verde, Dr. José Ulisses de Pina Correia e Silva e do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor. A cerimónia terá lugar pelas 14h30, do próximo dia 29 de janeiro, no Teatro Municipal de Bragança.


Sem comentários:

Enviar um comentário