segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MUNICÍPIOS TRANSMONTANOS TRAÇAM PROJETOS TURÍSTICOS COM ENTIDADE DE TURISMO DO PORTO E NORTE

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás -os- Montes reuniu esta terça-feira, em Mogadouro, com a Entidade de Turismo do Porto e Norte (ETPN) para delinearem estratégias para a promoção turística dos concelhos que integram o território nordestino.

O objetivo da sessão de trabalho passou pela apresentação do Plana Estratégico do Turismo do Norte para 2014-2020, aos autarcas dos nove concelhos que integram a CIM Terras de Trás -os- Montes.
"Quisemos saber como é que o plano estratégico seria feito para a região, uma vez que CIM também está a desenvolver um plano de marketing para os concelhos que integram este território e, assim, se poder juntar o que as duas entidades estão a desenvolver", disse Duarte Moreno.
No decurso da reunião do conselho intermunicipal, ficou ainda patente que a região não tira rendimentos de todas as suas potencialidades turísticas, uma vez que a principal vocação é o turismo de natureza.
"O nosso potencial vai para além do turismo de natureza, onde a gastronomia, ao lado do turismo termal, passando pelos SPA's da região, que associados ao Geoparque Terras de Cavaleiros - já reconhecido pela Unesco - podem constituir uma mais-valia para o setor ", avançou o também autarca de Macedo de Cavaleiros.
Agora, o que se pretende é arranjar um modelo transversal que promova as potencialidades turísticas dos nove concelhos que integram as CIM Terras de Trás-os-Montes.
"A ETPN tem a obrigação de ajudar na promoção do turismo dos concelhos nordestinos, tudo porque há muito turista que chega ao Porto e viaja pela zona do Douro e não chega a Trás-os- Montes", frisou.
O aproveitamento do Aeródromo Municipal de Bragança, para ser reconvertido em aeroporto regional, foi outras das questões que ficou em cima da mesa e os autarcas nordestinos prometem "lutar por esta ambição".
Para além deste ponto, o concelho intermunicipal deliberou ainda a participação da região no Portugal Agro, com sendo uma forma de promover os produtos endógenos da região.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário