quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Igreja Paroquial de Malhadas está a ser intervencionada pela Direcção Regional de Cultura Norte

Com um investimento superior a 130 Mil Euros, estão em curso trabalhos de conservação e restauro na Igreja Paroquial de Malhadas, Miranda do Douro, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora da Expectação.

Este imóvel apresenta um interessante conjunto de pinturas murais, localizado na capela mor e paramentos do arco cruzeiro, que se encontravam em risco de perca devido à sua deterioração.

Com a intervenção agora a decorrer, estancar-se-á a sua atual degradação e permitir-se-á visualizar a magnificência do seu aspeto. Em paralelo, realizam-se trabalhos de reforço do arco cruzeiro, no interior, e de reparação das coberturas, no exterior.

Os trabalhos na Igreja de Malhadas, promovidos pela Direção Regional de Cultura do Norte, têm duração prevista de 120 dias e representam um investimento superior a 130 Mil Euros, com cofinanciamento FEDER garantido por uma candidatura ao programa ON.2 "Património Monumental do Leste Transmontano". Malhadas é uma pequena freguesia do concelho de Miranda do Douro, dista cerca de 15 kms da cidade transmontana.

Classificada como Imóvel de Interesse Público, a Igreja Paroquial de Malhadas é mais uma de tantas igrejas medievais transmontanas, estilisticamente situáveis entre o Românico e o Gótico, mas cuja principal característica é a extrema simplicidade tanto da estrutura como dos elementos decorativos.

A província é fértil em pequenos templos rurais, pouco ou nada transformados ao longo dos séculos e reveladores de uma organização paroquial elementar, instituída em meios de recursos económicos pouco relevantes. Esta linha de caracterização aplica-se à esmagadora maioria dos templos edificados ao longo dos séculos XIII e XIV, nos atuais distritos de Vila Real e de Bragança.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário