sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Criança de Bragança precisa de transplante de medula óssea

Uma criança de Bragança precisa urgentemente de um transplante de medula óssea. Beatriz tem 8 anos e era uma criança como todas as outras até lhe ser diagnosticada leucemia linfoblástica aguda crónica, no dia 9 de Setembro.
Ana Ferreira, a mãe da criança, conta como a doença foi diagnosticada. A Beatriz sempre foi uma menina saudável. De um momento para o outro, apareceu-lhe um nódulo ao pé de uma anca, foi ao hospital e detectaram-lhe a leucemia. Logo após foi para o IPO, onde lhe diagnosticaram leucemia linfoblástica aguda crónica de alto risco”, conta Ana Ferreira. Agora Beatriz está a fazer tratamentos de quimioterapia para minimizar a evolução da doença. Mas para sobreviver precisa urgentemente de um transplante de medula óssea. Os pais e irmã já fizeram os testes mas não são compatíveis. Por isso, Ana Ferreira apela a toda a população que se desloquem à PSP de Bragança no próximo dia 28 onde vai decorrer uma colheita de sangue para verificar a histocompatibilidade. A família tem a esperança de que, com esta acção se possa encontrar um dador compatível. “Vai haver um pedido de medula óssea na PS de Bragança no dia 28 de Outubro e nós pedíamos a toda a gente que nos ajudasse. A Beatriz está a fazer quimioterapia e precisa mesmo de um dador”, reforça a mãe da criança.
Para ser dador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 45 anos, ter um peso mínimo de 50 quilos, não ser portador de doenças crónicas ou autoimunes e não ter recebido nenhuma transfusão de sangue desde 1980.

Escrito por Brigantia

Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário