sexta-feira, 24 de outubro de 2014

MIRANDA DO DOURO: ENTIDADES IBÉRICAS DEBATERAM COMBATE AO DESEMPREGO NAS RAIAS

Entidades portuguesas e espanholas reuniram-se em Miranda do Douro para debater estratégias de criação de emprego nas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha e combater o flagelo das contratações ilegais e do desemprego.

"Há formas de cooperação que facilitam a livre circulação de pessoas no espaço económico europeu e ao mesmo tempo existem programas promovidos pela União Europeia, como é caso do Eures [Serviços Europeus de Emprego], que ajudam a orientar trabalhadores desempregados e empresários na regiões de fronteira para a criação de emprego", explicou o vice-presidente da Câmara de Miranda do Douro, Ilídio Rodrigues.
A iniciativa partiu da autarquia de Miranda do Douro, que em parceria com a Fundação Rei Afonso Henriques, os Serviços Públicos de Emprego de Castela e Leão e o Centro de Emprego de Bragança promoveram as primeiras Jornadas de Emprego Europeu e Transfronteiriço, na região do Douro Internacional.
"Divulgámos as oportunidades de trabalho oferecidas pelos nossos vizinhos espanhóis numa forma de nos ajudarem a diminuir o flagelo do desemprego destas regiões da raia ibérica", acrescentou o autarca.
Quer do lado português, através Instituto de Emprego e Formação Profissional, quer do lado espanhol, por via das entidades competentes, o objetivo é fazer a uma interligação entre os diversos organismos que poderão a ajudar à criação de postos de trabalhos em regiões de baixa densidade na região de fronteira.
"Em cada centro de emprego português, ou das congéneres espanholas, existe um técnico relacionada com o programa Eures que poderá ajudar a tirar dúvidas às partes interessadas na procura ou criação de emprego com informação personalizada ", enfatizou.
Por outro lado, e na opinião de Ilídio Rodrigues, esta é uma forma " segura" de contratação de pessoas pera o mercado de trabalho em ambos os lados da fronteira.
"Se a oferta de emprego for da responsabilidade dos centros de emprego ou do programa Eures, há a garantia de segurança e ausência de alegadas burlas, tudo porque há a certeza de que a empresa existe, bem com o respetivos postos de trabalho", concluiu.


Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário