quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Mogadouro: Câmara autorizada a cofinanciar Unidade de Cuidados Paliativos

A Câmara de Mogadouro obteve autorização da Assembleia Municipal para a assinatura de um protocolo envolvendo sete entidades que vão repartir entre si parte das despesas plurianuais da Unidade Local de Cuidados Paliativos (ULCP).
Até aqui o montante necessário ao funcionamento da ULCP do Planalto Mirandês, 30 mil euros anuais, era suportado pela Fundação Calouste Gulbenkian, que chegou a comparticipar o arranque do projeto com 75 mil euros.
"Os parceiros nesta ação são a unidade Local de Saúde do Nordeste, os municípios de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso. Neste processo estão igualmente envolvidas as Misericórdias de cada uma dos três concelhos nordestinos", explicou Francisco Guimarães.
Dos 30 mil euros anuais necessários, as autarquias vão comparticipar a ULCP "de forma proporcional ao número de habitantes de cada concelho" e cada município só poderá comparticipar o projeto após a aprovação da respetiva Assembleia Municipal.
Na região do Planalto Mirandês encontra-se "a única equipa domiciliária de cuidados paliativos em toda a região transmontana e duriense", que presta apoio diário a mais de 60 famílias dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso.
No terreno chegaram estar três equipas multidisciplinares que integram cerca de três dezenas de profissionais oriundos de diversas áreas da saúde e que vão desde os médicos, aos psicólogos, nutricionistas ou enfermeiros.
Na maioria dos casos, os profissionais desta área da saúde trabalham com doentes "muito debilitados" e, em alguns casos, as queixas não são apenas físicas, mas sim emocionais.
Face a esta situação, foi criada há cerca de quatro anos na região do Planalto Mirandês "a única equipa domiciliária de cuidados paliativos em toda a região transmontana e duriense”, que presta apoio diário a mais de 60 famílias dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro e Vimioso.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário