terça-feira, 15 de novembro de 2011

Magusto no Agrupamento de Escolas Paulo Quintela

Os cerca de 1400 alunos do Agrupamento de Escolas Paulo Quintela, em Bragança, tiveram esta quinta-feira um dia diferente. Pelo terceiro ano consecutivo, a escola organizou um magusto para todos os alunos do agrupamento, incluindo os das escolas da zona rural.
A pequenada delirou com as actividades, sobretudo com os passeios de carroça e de burro.
"Gostei muito, sobretudo de andar de burro", conta Alexandre, um dos alunos. Outra colega gosta "de andar de burro e da música", tal como outra colega, que surge de cara pintada de negro "com a fuligem da castanha".
Este ano, o magusto serviu também para assinalar o hastear da bandeira verde, ganha no âmbito do projecto Eco Escolas, pelas actividades desenvolvidas nas áreas da Energia, resíduos, água, floresta e biodiversidade.
De acordo com Eduardo Esteves, o coordenador do programa, será para continuar.
"É o primeiro programa nesta escola, foi lançado no ano passado, a semente foi bem acolhida e germinou. Esta é a nossa primeira bandeira, esperemos que seja a primeira de muitas. O programa tem uma vertente de sensibilização ambiental. O que se pretende com este programa é envolver a comunidade educativa e os alunos. Era um programa até aqui desconhecido. Fazemos votos de conseguir uma nova bandeira no final do ano, que certifique que temos uma forte preocupação com as questões ambientais."
Ao longo do último ano lectivo os alunos participaram numa série de actividades, como uma horta pedagógica, sensibilização ambiental, recolha de resíduos, que inclui a recolha de mais de 50 quilos de resíduos eléctricos e electrónicos.
O presidente do Agrupamento, Luís Freitas, diz que este magusto foi também uma forma de celebrar o dia de S. Martinho.
"É para reviver as tradições. Decidimos sempre trazer os nossos alunos à escola sede para partilharmos todos este momento. Há vários jogos, dinamizados pelos professores, umas barraquinhas com compotas e frutos tradicionais, que os professores foram confeccionando com os alunos."
Também houve um concurso de bolos que envolveu os pais das crianças.
As castanhas foram assadas no maior assador do Mundo, emprestado pela autarquia de Vinhais.

Retirado de:
Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário