sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Agosto III

Era verão e eu era menina muito pequenina.
O sol aquecia inclemente a terra árida, seca, quase estéril.
A menina que fui, brincava, sentada no meio do caminho, fazendo montinhos de pó.
Observava o que à sua volta se passava, serenamente... até que um sapo, carregado de ovos, corria no meio do verde das hortas.
De um ápice, ágil como uma gazela, corria atrás do pobre sapo que deixava metade dos ovos para trás.
Em simultâneo, um saltão cometia a imprudência de passar por ali. O sapo fugia o saltão era agarrado e acabava sem as pernas de saltar depois de muito sofrer às mãos da menina, como besta de carga das pequenas partículas de pó que ela tinha juntado no meio do caminho.
A mãe chamava e... Ah! Já vamos embora? Eu não brinquei nada mãe!
E a menina pequenina pegava na mão estendida e seguia, sentindo desta vez um calor diferente, mais cálido, mais terno.
Anda filha, vamos que já é tarde. Estou cansada mãe. A mulher pega na filha ao colo e vai, quase descalça, leve como uma borboleta. A filha dorme.
O verão mudou muito desde então.

Mara Cepeda

2 comentários:

  1. Boa noite Mara,

    Adorei o seu texto.
    'O verão mudou muito desde então e nós talvez ainda mais que ele.

    beisico
    Amadeu

    ResponderEliminar
  2. Amadeu,

    Obrigada pelo comentário.
    Não faz ideia de como me deixou feliz.

    beisico mirandês
    Mara

    ResponderEliminar