domingo, 11 de março de 2018

Projecto inovador para repovoar Alfândega da Fé


Trata-se de um projecto pioneiro no País que está em perfeita simbiose com o sector público e privado. Vai ser implementado como projecto-piloto na região de Trás-os-Montes, no concelho de Alfândega da Fé, e o objectivo é ser replicado por outros concelhos do Interior. 

O grupo ALFANDEGATUR, grupo privado detentor do Hotel&SPA , em parceria com a Câmara Municipal de Alfândega da Fé delineou uma estratégia para, por um lado, devolver o território à diáspora e por outro atrair investimento, fixando empresas e criando postos de trabalho.
Em causa está a requalificação do Hotel&SPA e a implementação do aldeamento turístico de 5 estrelas, Varandas de Trás-os-Montes, um investimento de 10 milhões de euros, com 17 moradias numa primeira fase.
Estas moradias serão autênticos centros interpretativos da memória das famílias das primeiras gerações que emigraram para o Brasil. Ao comprarem uma das moradias adquirem também um negócio rentável porque durante o tempo que não estiverem na sua moradia, esta será alugada a turistas, permitindo aumentar a oferta hoteleira da região.
Além disso, o projecto dá oportunidade à diáspora, para internacionalizar a sua empresa fixando-a na zona industrial com benefícios municipais.
Neste momento, já estão em negociação a captação de duas empresas brasileiras, uma no sector têxtil, que diminuirá o elevado desemprego feminino existente no concelho, e outra na área agro-alimentar.
As sinergias foram criadas e a obra iniciará já no início do segundo trimestre.


Sem comentários:

Enviar um comentário