segunda-feira, 12 de março de 2018

A ULS NORDESTE VAI RECEBER 21 MÉDICOS ESPECIALISTAS


Os hospitais de Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Bragança vão receber 21 médicos de especialidade. Mas nem todas as áreas necessitadas vão ter soluções, nomeadamente a fisiatria.
A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSN) vai receber 21 médicos de especialidade em 16 áreas diferentes. No entanto, nem todas as necessidades diagnosticadas pela ULSN foram contempladas, como é o caso da especialidade de fisiatria. O anúncio foi realizado por despacho do Ministério da Saúde, no passado dia 28 de Fevereiro, nas áreas hospitalar e de saúde pública. 
As solicitações foram atendidas em mais de 60% relativamente às necessidades, dado apontado por Eugénia Parreira, directora clínica dos cuidados hospitalares da ULSN, e foi uma “boa resposta”, apesar de serem necessários mais médicos especialistas.
Existem áreas críticas na ULSN, referiu a directora clínica, como a medicina interna, que foi contemplada com três elementos profissionais sendo uma área “fundamental” e “nuclear” num hospital. A nefrologia vai receber um médico, assim como a ortopedia e a oftalmologia, especialidades também consideradas críticas pela directora. 
A fisiatria não foi contemplada e existe um tempo de espera bastante longo. Na área de Ginecologia/Obstetrícia também existe uma carência de médicos.
 O “quadro médico está a ficar muito envelhecido” e era necessário também existir investimento em equipamento, apesar de os concursos já se encontrarem em processo”, desabafou Eugénia Parreira. 
As especialidades médicas que foram contempladas e o respectivo número de médicos que a ULSN vai receber são: Anestesiologia (2), Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (3), Nefrologia (1), Neurologia (1), Oftalmologia (1), Ortopedia (2), Otorrinolaringologia (1), Patologia Clínica (1), Pediatria (1), Pneumologia (1), Psiquiatria (1), Radiologia (1), Urologia (1) e Saúde Pública (1). Relativamente à medida que o ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, referiu na sexta-feira passada, em Mirandela, dando conta que uma das medidas de apoio ao interior já permitiu a fixação de 150 médicos, Eugénia Parreira, disse que não possuía essa informação. 
No entanto, Eugénia Parreira gostaria de receber muitos mais médicos na ULNS com vontade de desenvolver um projecto de vida nesta área profissional na região. 

Escrito por Jornalista: Maria João Canadas
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário