terça-feira, 13 de março de 2018

MUNICÍPIO DE BRAGANÇA ESPERA CANDIDATAR TRÊS BARRAGENS AINDA EM 2018


Autarca lamenta que projectos do concelho não tenham sido contemplados por apoio ao regadio anunciado pelo ministro da Agricultura.
Os projectos das barragens de Parada, Rebordãos e Macedo do Mato, no concelho de Bragança, estão no processo de estudo para poderem ser realizadas as respectivas candidaturas. Deverá ser constituída uma junta de regantes, para que a candidatura possa ser apresentada, sendo um trabalho de parceria realizado em colaboração com as Juntas de Freguesias e os agricultores. “Relativamente às barragens estamos neste momento a fazer o trabalho prévio, para depois podermos efectuar as candidaturas. Em princípio haverá candidaturas até ao final do ano corrente e estamos a preparar toda a parte administrativa, com a constituição das juntas de agricultores, para que depois possamos formalizar o processo”, esclareceu Hernâni Dias na última Assembleia Municipal.
O autarca lamentou que estas barragens não estejam incluídas no plano de investimento de mais de 50 milhões de euros para o distrito de Bragança que o Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou recentemente, já que o município tinha identificado junto da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) estes projectos como prioritários. No caso da barragem de Parada falta constituir a junta de regantes, mas esta “é a que reúne melhores condições para ser aprovada no imediato” e no caso do projecto de Rebordãos, o estudo prévio foi já realizado pelo município.

Zona industrial
Também na Assembleia Municipal de Bragança, o presidente do município foi questionado acerca do atraso na alienação dos lotes da nova zona industrial. Segundo Hernâni Dias, devido a alteração “nas regras por parte do governo”, vai ser necessário reformular a candidatura, para depois ser possível proceder à alienação dos lotes.
“Houve a necessidade de formalizar novamente a candidatura e houve alterações nas regras relativamente à questão do financiamento, que nos obrigam também a alterar o que estava inicialmente pensado no que toca à alienação dos lotes. Estamos a trabalhar neste processo para responder de forma rápida. Na parte da infra-estruturação não existe nenhum problema e está tudo praticamente resolvido”, destacou o presidente da Câmara, que assegura que as obras estão a decorrer a bom ritmo.

AM contra recondução do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho
A Assembleia Municipal de Bragança aprovou, por maioria, uma moção que pede que seja anulada a recondução do actual plano de ordenamento do Parque Natural de Montesinho (POPNM). As restrições às actividades agrícolas, cinegéticas, desportivas e recreativas impostas pelo plano, que entrou em vigor em 2008, são muito contestadas pela população abrangida pela área protegida.
O deputado municipal do PSD, Paulo Preto, foi um dos proponentes da moção e explica que se pretende criar pressão para que haja uma revisão efectiva do plano de ordenamento. “É uma tomada de posição relativamente à recondução do POPNM. Não estamos de acordo, porque tem lesado, nos últimos 10 anos, as populações e o desenvolvimento económico local. A recondução do plano, tal como se encontra, não é viável”, defende Paulo Preto.
Também o presidente do município reiterou a importância de se impedir que o plano seja reconduzido. Para Hernâni Dias não pode ficar tudo na mesma na gestão do parque natural, que abrange os concelhos Bragança e Vinhais.
“É algo que nós temos vindo a contestar há muito tempo. E hoje, e bem, em Assembleia Municipal foi aprovada uma moção, no sentido de tentar que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) reverta essa intenção de recondução, obrigando a uma revisão do POPNM, dando efectividade às preocupações dos cidadãos”, disse Hernâni Dias.
A moção, aprovada com um voto contra e uma abstenção, vai agora ser enviada ao Ministério do Ambiente, ICNF e à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Escrito por Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário